Feita de amido de mandioca e muita ternura, é uma das receitas típicas do Paraguai, sendo também uma das tradições durante a Semana Santa. No feriado, as famílias se reúnem e fazem chipas para a semana inteira, dando para parentes, amigos e vizinhos, sendo uma iguaria que une todos.

A chipa paraguaia tem origem nas missões Jesuítas, quando a alimentação Guarani foi sendo implementada em outros alimentos depois da introdução do gado na área das missões. Com isso, muitas novas receitas foram surgindo, e foi aí que a chipa se originou e se disseminou.

Como o Paraguai é um país de fronteira com Foz do Iguaçu e Mato Grosso não demorou para chegar até as cidades do Brasil, passando a ser muito consumida pelo país e também pelo nosso outro país vizinho, a Argentina.

Curiosidades sobre a chipa paraguaia

A chipa também é conhecida como o pão de queijo paraguaio, e isso se deve pela semelhança dos dois. Mas não se engane; a chipa tem muito mais queijo e menos gordura na massa, e o formato também é diferente, a chipa é redonda ou tem formato de ferradura – geralmente.

Se parecem muito, mas a consistência e sabor próprios da chipa marcam sua identidade

A chipa original é feita no Tatakua, um forno de barro bem grande muito usado no interior do Paraguai, e pelo tamanho é possível fazer várias chipas ao mesmo tempo, por isso virou uma tradição da Semana Santa. Nele também fica um gostinho diferente, bem mais gostoso do que quando feito em um forno convencional!

O tatakua é encontrado mais em casas no interior do Paraguai

Receita

Além de ser deliciosa, a chipa paraguaia é fácil de fazer. Veja aqui a receita para você fazer em casa mesmo.

  • 5 ovos
  • 200 gramas de gordura ou óleo 
  • Queijo paraguaio 400 gramas
  • Amido de mandioca – 1 kilo
  • 100 ml de leite ou soro 
  • Sal a gosto 
  • Anis a gosto

Observação: 

Antes de tudo, pré-aqueça o forno em 250 graus. 

Para fazer elas, o segredo é juntar bem os ingredientes, colocar a mão na massa mesmo, misturar bem certinho e fazer figuras, desenhos dos modelos das chipas, aí é só levar para o forno por 25 a 30 minutos até que as chipas fiquem douradinhas! 

É um ótimo acompanhamento para o café da manhã, para começar bem o dia, e também para o café da tarde, saindo do forno bem quentinha é uma delícia. Ficou animado pra fazer? Fala pra gente aqui nos comentários!

veja também

Espaço publicitário

ALEP Covid 19

Diálogos 100fronteiras

Deixe a sua opinião