100fronteiras, 100% trinacional

Nos anos 2000 havia muitos debates na Tríplice Fronteira (Argentina-Brasil-Paraguai). A questão da cidadania estava aflorada naquele momento e surgiram algumas vozes sugerindo que retirassem as aduanas das cabeceiras das pontes, para que aqui vivêssemos em um experimento do Mercosul único no mundo de integração trinacional. 

Viver sem a burocracia das fronteiras. Era possível? Talvez era. Mas por diversos motivos como constituições federais, interesses políticos e empresariais, além dos próprios entraves burocráticos, não foi possível seguir com esse projeto.

Perpetuou-se o ideal de não ter fronteiras, fazer dessa região um único lugar, com muitas possibilidades em fazer novos amigos, constituir famílias, negócios transnacionais, mistura de culturas, mistura de sabores. E isso foi possível, não de forma oficial, sem fronteiras físicas, mas em forma de propósito de vida. 

Um casal, formado por um gaúcho de família de imigrantes e uma paraguaia, apaixonados pela fronteira, viram a necessidade de integrar os três países e criaram a 100fronteiras, uma marca trinacional.

As fronteiras físicas permanecem, mas a fronteira da informação, do turismo e da diversidade vem sendo rompida. A missão é lembrar, a todo momento, que devemos estar integrados: argentinos, brasileiros e paraguaios. 

E se ainda haviam dúvidas da importância dessa integração, a pandemia mostrou claramente porque viver 100fronteiras é importante: pois qualquer cidade da tríplice fronteira, separada da outra, não sobrevive. A pandemia nos mostrou como somos sem brilho sozinhos, sem interesse turístico e sem interesse econômico, e também nos fez ver a importância de estarmos com as famílias e amigos que se dividem nos três países. 

Divididos não somos nada, nosso brilho existe quando somos 100fronteiras.

O Grupo 100fronteiras

O Grupo 100fronteiras é uma organização de mídia focada na produção diária de jornalismo local, por meio do Portal 100fronteiras.com, e mensal por meio da Revista 100fronteiras, que está no mercado trinacional (Brasil, Paraguai e Argentina) há mais de 16 anos.

Além da experiência com a produção jornalística, o 100fronteiras tem expertise na produção de eventos de experiência e criação customizada de conteúdos pagos (Brand Content).

UMA NOTA EM NOSSO NOME

A escolha pelo nome 100fronteiras está vinculada ao fato de que a Tríplice Fronteira comporta diversas etnias e tem uma característica trinacional, com a união dos povos, além do objetivo de não criar fronteiras entre os três países. Então 100fronteiras foi criada com essa ideia de ser multicultural. E o fato de usar o 100 numeral surgiu da ideia de que a pronúncia pode ser feita e entendida tanto em português como em espanhol, os dois principais idiomas da fronteira.

Nossa História

Em 2005 o casal Carlos e Lilian Grellmann deram início ao sonho de ter em Foz do Iguaçu-PR uma mídia local impressa. Com isso, em outubro daquele ano foi ao ar a primeira edição da Revista 100fronteiras, que já nasceu visionária, focada na produção de conteúdo local da Tríplice Fronteira, que abrange as cidades de Foz do Iguaçu (BR), Puerto Iguazú (AR) e a região metropolitana de Ciudad del Este (PY).

Ao longo dos anos a Revista 100fronteiras ganhou diversos prêmios estaduais se destacando por conteúdos e design gráfico. Também conquistou credibilidade entre os leitores locais e ganhou projeção nacional ao se tornar associada da Associação Nacional de Editores de Revista (ANER) e incluir as edições da revista nas principais plataformas digitais do país e do mundo: GoRead, Revistarias, Edicase, Bancah, Ubook e Pressreader.

Depois de mais de 16 anos de revista impressa com circulação mensal ininterrupta, em agosto de 2021, a Revista 100fronteiras se tornou o Grupo 100fronteiras, validando o trabalho com o jornalismo local de qualidade, a expertise em produzir eventos de experiência e o diferencial de ser uma mídia credível que empodera empresas e empresários e apresenta um jornalismo positivo sobre a Tríplice Fronteira.

Em 2020 fomos destaque mundial no World News Day como uma reportagem sobre o drama das famílias que ficaram separadas com o fechamento da Ponte da Amizade, devido a pandemia de Covid-19.

A 100fronteiras e a Agência FOG também conquistaram o Bronze de Mídia: “120 Espécies”, para Parque das Aves, do Prêmio Colunistas Sul 2019, na categoria Mídia Impressa (Revista).

O 2021 foi muito importante para o Grupo 100fronteiras. Conquistamos o 1º Lugar no 1º Prêmio Faciap de Jornalismo. Fizemos um rebranding da nossa marca e atualizamos o layout da revista impressa. Crescemos em mais de 1200% nossa audiência no Portal 100fronteiras.com e nos tornamos referência nacional sobre jornalismo local, participando do 16º Congresso da Abraji, onde apresentamos nosso trabalho na mesa Jornalismo Local Sustentável: como redações locais estão aprendendo e transformando os seus negócios.

Após isso, fomos citados no blog do Meta Journalism Project falando sobre a experiência com os cursos de Jornalismo Local da Abraji e também fomos um dos veículos de comunicação citados no site da Abraji em uma reportagem sobre o jornalismo que nasce da crise e se espalha pelo Brasil.

Nosso Publisher, Denys Grellmann, participou do Festival 3i, com o painel Criando, estruturando e reinventando organizações, onde ao lado de colegas do jornalismo, trocaram experiências com veículos que estão em diferentes regiões do país e possuem propostas e formatos diversos em busca do desenvolvimento sustentável. Publicamos reportagens com foco no jornalismo local que trouxeram sensibilidade e repercutiram em outros meios de comunicação.

No início de 2022 o Portal 100fronteiras recebeu o diploma de honra ao mérito da equipe LBV (Legião da Boa Vontade), pelo apoio na divulgação das ações feitas pela LBV ao longo de 2021, ações em prol de milhares de pessoas e famílias vulneráveis em todo o país.

Conquistamos o 1º Lugar na categoria “Mídia especializada em turismo destacado”, realizado pela Organização Mundial de Periodismo Turístico, (OMPT), no último dia 04 de setembro durante a 6º edição do Prêmio Internacional Passaporte Abierto 2022, realizado em San Luis Potosí, no México.

E também recebemos uma homenagem do Sindhotéis de Foz do Iguaçu e da Itaipu Binacional em reconhecimento a essa conquista e ao trabalho que realizamos com o jornalismo local de soluções.

No final de 2022 conquistamos o 1º Lugar no 16º Prêmio AMOP de Jornalismo, na categoria impresso, com a reportagem “Oeste do Paraná e a vocação para o desenvolvimento tecnológico“, escrito pela jornalista Patrícia Buche.

Atualmente, além de fazermos parte da ANER (Associação Nacional de Editores de Revista) – uma entidade nacional, sem fins lucrativos, que representa as editoras de revistas periódicas de consumo, com o objetivo de promover e defender os interesses comuns do mercado de revistas, editorial e comercial, nos seus mais diversos segmentos, tanto em impressão como por mídia eletrônica – também estamos na AJOR (Associação de Jornalismo Digital), uma associação patronal inserida no contexto de um ecossistema em constante ampliação e diversificação, que atua nas áreas de profissionalização e fortalecimento das associadas, defesa do jornalismo e da democracia e diversidade. Também somos um dos 100 veículos de comunicação selecionados para participar da mentoria do GNI Local Lab, um programa de capacitação para o desenvolvimento técnico, estratégico e econômico das organizações.

Menções que nos dão orgulho

Clique sob as matérias para ler mais!

Nossa Redação

Localizado na região Central de Foz do Iguaçu a redação se encontra no edifício Las Brisas, Sala 01, na Avenida Juscelino Kubitscheck. A redação do Grupo 100fronteiras adotou a gestão horizontal que consiste em todos os colaboradores trabalharem no mesmo ambiente, separados em quatro nichos de mesas. Assim, desde o estagiário até o CEO do grupo, todos ocupam o mesmo espaço e trocam informações de forma livre.

O nome escolhido foi Redação Alberto Santos Dumont – uma homenagem ao pai da aviação e grande inventor – que além de ser um brasileiro muito notável na sua época, também foi o responsável por tornar as Cataratas do Iguaçu um patrimônio público. Nossa admiração pelo aviador está estampada na fachada de nossa sede.

Nosso espaço hoje é colorido e dinâmico com elementos visuais que contribuem para a criatividade e deixam o ambiente aconchegante e acolhedor. Há três TV’s que mostram notícias nacionais e os dados do Portal 100fronteiras.com em tempo real. Uma soma elementos que resultam em uma das maiores e mais inovadora redação do Brasil, tanto em ambientação como em equipe.

Nossa Equipe

Lilian Grellmann, CEO do Grupo 100fronteiras

Lilian Grellmann

DiretoraGeral

É jornalista, empresária, influencer, colunista social e diretora-geral do Grupo 100fronteiras. Também é formada em Direito e uma das idealizadoras da Revista 100fronteiras, fundada há mais de 15 anos em Foz do Iguaçu/PR. É diretora voluntária da Associação de Mulheres do Turismo de Foz do Iguaçu (Amutur/Foz) e diretora de Relações Públicas de Foz do Iguaçu e região da Tríplice Fronteira da Febracos (Federação Brasileira de Colunistas Sociais).

Carlos-Grellmann

Carlos Grellmann

Redator-chefe

Tem formação como técnico em Contabilidade, curso básico de Teologia, licenciatura curta em Estudos Sociais, licenciatura plena em História. Também é formado em Direito com pós-graduação em Processo Civil. Entre outros cargos na comunidade, foi vereador de Foz do Iguaçu/PR por dois mandatos (1988 a 1996), sendo vereador constituinte e relator da Lei Orgânica do Município. Ocupou ainda a vice-presidência na gestão 1989-1990. Também foi professor por vários anos no antigo Colégio São Luiz, assessor parlamentar, diretor parlamentar e chefe do antigo Promopar. É um dos idealizadores da Revista 100fronteiras e atual chefe de Redação do Grupo 100fronteiras. Atualmente é suplente do Conselho Fiscal da ANER (Associação Nacional dos Editores de Revistas). Gosta de ficar sozinho e filosofar sobre a vida.

DENYS GRELLMANN

Denys Grellmann

Publisher

É iguaçuense e jornalista desde 2013. Possui Master em Jornalismo: Gestão Estratégica e de Marcas pelo ISE Business School e Universidad de Navarra, da Espanha, e MBA Executivo em Liderança e Desenvolvimento Territorial pela UniAmérica. Atualmente é publisher do Grupo 100fronteiras e coordenador nacional da Comissão de Editores Locais da ANER (Associação Nacional de Editores de Revistas).

Annie-Grellmann

Annie Grellmann

Analista de SEO e Jornalista

É iguaçuense e jornalista formada pela UDC em 2016. Autora do livro “Os Abandonados da Guerra do Chaco”, que também foi tema de seu trabalho de conclusão de curso. Annie ama viajar e já conheceu mais de 20 países. Ela também gosta de livros, séries e filmes. Anualmente assiste a todos – ou quase – os filmes concorrentes à estatueta do Oscar.

Patricia-Buche

Patrícia Buche

Jornalista

Formada em Jornalismo pela UDC em 2015 e pós-graduada em Relações Internacionais Contemporâneas pela Unila. Atualmente é jornalista e coordenadora editorial do Grupo 100fronteiras. Recentemente conquistou, pela 100fronteiras, o primeiro lugar estadual no 1º Prêmio Faciap de Jornalismo. Ama contar histórias e estar com a família.

Thaynara-Pagno

Thaynara Pagno

Jornalista

Estudante de Jornalismo na UniAmérica e estagiária na 100fronteiras. Aprecia séries, livros, viagens, plantas e café da manhã.

fernanda-fioravanti

Fernanda Fioravanti

Produto

Graduada em Letras Português e Espanhol como Línguas Estrangeiras e estudante de Design Gráfico pela EBAC. Usa sua curiosidade para buscar novos conhecimentos, adora viajar e passear por novos lugares e criar artes (desenhando, pintando e tatuando).

Lívia Freire

Atendimento

Cursando Design Gráfico pela Uniamérica e Arquitetura e Urbanismo pela Unicesumar. Responsável pelo atendimento e financeiro do Grupo 100fronteiras. Pernambucana apaixonada por Foz, amante de artes e design, sempre com os fones no ouvido e uma playlist diferente, adora ler, viajar, patinadora nas horas vagas e ama sair com os(as) amigos(as).

Douglas Ogregon

Executivo de Contas

É um publicitário formado pela FAG Cascavel em 2015, que sempre atuou na área de atendimento, vendas e gestão e treinamento de equipes de vendas, já tendo inclusive ministrado palestras na IFPR Cascavel e no Colégio estadual Eleodoro Ébano Pereira Cascavel. Já foi ceou da agência Full publicidade e propaganda em Foz do Iguaçu e atualmente é executivo de contas do grupo 100fronteiras com muito orgulho. É apaixonado por aventura sobre duas rodas.

Nathaly Nunes

Estagiária de Jornalismo

Estudante de Jornalismo e Relações Internacionais, estagiária na 100fronteiras. Apaixonada por livros e música. Tem interesse em conhecer culturas diferentes e aprender novas línguas.

Nome
Sobrenome

Precisa de mais ajuda?