Nesta segunda-feira, dia 08 de agosto de 2022 foi colocada a aduela nº 18 no lado paraguaio, isso significa que faltam pouco mais de 5 metros para a junção dos lados brasileiro e paraguaio da Ponte da Integração.

O Canal SSC Foz do Iguaçu trouxe em primeira mão o registro histórico do andamento da maior obra da atualidade na região trinacional, especialmente no Paraná (BR) e em Alto Paraná (PY).

As aduelas são peças mistas pré-fabricadas (metal e concreto) que dão forma à via da ponte. A colocação destas estruturas iniciou-se em outubro de 2021, iniciando-se assim o chamado avanço livre na zona central da nova passagem fronteiriça. No total, devem ser colocadas 37 aduelas metálicas, 18 em cada margem do Rio Paraná e uma no centro (unirá as duas extremidades).

Cada peça, pré-fabricada no canteiro de obras, tem peso de 95 toneladas e tamanho de 11,90 metros de comprimento e 19,90 de largura. A aduela de junção terá 5,40 metros de comprimento e 19,90 metros de largura. Eles são integrados à superestrutura por meio de soldas especiais e apoiados pelos cabos de sustentação; além de ser complementado com concreto.

Ponte da Integração terá 760 metros de comprimento e um vão-livre de 470 metros – o maior da América Latina. Serão duas pistas simples com 3,6 metros de largura, acostamento de três metros e calçada de 1,7 metro nas laterais.

Espaço Publicitário