Você percebeu que quando a temperatura começa a diminuir, os veículos de comunicação já começam a falar sobre a vacinação contra a gripe? Entenda o motivo.
Com o objetivo de vacinar pelo menos 90% da população, o Paraná quer reduzir as internações e complicações das infecções causados pelo vírus da Influenza. E, consequentemente, acabar com a mortalidade.
No ano passado, quase 70% das pessoas foram vacinadas, mas o número ainda não é satisfatório.
Quando a vacinação vai começar?
A 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começara no dia 10 de abril e vai até o dia 31 de maio.
Quem tem prioridade na hora de se imunizar?
Crianças de seis meses e menores de seis anos, gestantes, puérperas e idosos com mais de 60 anos fazem parte do grupo prioritário da vacinação contra a gripe.
Mas, também serão priorizados povos indígenas, professores, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento e forças armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e a população privada de liberdade.
Por que a vacina é aplicada no mês de abril?
Isso acontece porque a vacinação se inicia antes do inverno, em baixas temperaturas, a população tende a ficar mais em ambientes fechados, o que facilita a transmissão de doenças e contribui para a irritação das vias aéreas.
Antes mesmo de começar a estação de frio mais intenso, o inverno, em abril, ainda no outono, a vacina já é aplicada para proteger a população. Segundo estudos do Ministério da Saúde, a gripe circula mais no final de maio e agosto.
O secretário de Estado da Saúde, César Neves, explica “Existe um grande potencial de transmissão do vírus, principalmente a partir de agora, em que as temperaturas sofrem alterações. Por isso, a aplicação da vacina nas pessoas elencadas para a campanha faz toda a diferença no diagnóstico, trazendo mais tranquilidade e segurança às pessoas”, enfatizou César Neves.
Relacionado