No ano passado, a pandemia impactou a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo. Com isso, o tema ganhou grande relevância e foi o destaque do World News Day (Dia Mundial das Notícias). A 100fronteiras teve a honra de participar da data juntamente com demais redações de todos os continentes.
A matéria escolhida pela 100fronteiras foi sobre a dura realidade dos moradores da fronteira entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este que se separaram com o fechamento da Ponte Internacional da Amizade, em março de 2020, devido à pandemia de coronavírus.

E neste ano, fomos convidamos novamente a participar desta importante data, desta vez com o tema relacionado às mudanças climáticas. Com isso, juntamente com mais de 300 redações de todo o mundo, o objetivo é destacar o papel vital do jornalismo confiável e baseado em fatos ao abordar a emergência climática global.
“A mudança climática há muito é uma bola de futebol política, a ser defendida por diferentes pontos de vista. É assim que pode ser, mas embora todos tenham direito a uma opinião, os fatos são sagrados e não podem ser distorcidos. Em vez de polarização, o jornalismo baseado em fatos oferece algo muito mais precioso. Oferece soluções. E essa é a intenção do Dia Mundial das Notícias – mostrar o nosso público e o que o jornalismo está fazendo para atender às suas demandas”.
David Walmsley é o fundador do World News Day e editor-chefe do The Globe and Mail, Canadá.

E para fazer parte deste momento, escolhemos falar sobre as ações que a Itaipu Binacional, maior Usina Hidrelétrica do mundo em geração de energia, tem não apenas no âmbito local, como internacional.
saiba mais aqui:
Em 2015 a Itaipu ganhou o Prêmio Mundial da Água, mas bem antes disso, desde a sua concepção, em 1974, a Itaipu tem trabalhado no desenvolvimento de programas, projetos e atividades de caráter social e ambiental em uma área que hoje abrange um total de 15 municípios do Paraguai e 55 municípios do Brasil, sendo 54 no oeste paranaense e um no Mato Grosso do Sul.
Além disso, atua em diversas parcerias locais e globais de combate às mudanças climáticas e seus impactos. Esse compromisso se reflete nas ações de preservação e conservação da biodiversidade, em medidas de adaptação baseadas em ecossistema, como o aumento da cobertura florestal natural, a conservação de áreas protegidas e dos serviços ecossistêmicos e pela recuperação e proteção dos recursos hídricos na escala da bacia hidrográfica.
“Nós da 100fronteiras entendemos a importância que nosso trabalho local tem, de impactar positivamente a vida das pessoas e por isso, mostrar as soluções desenvolvidas pela Itaipu é uma forma de contribuir para que as pessoas tenham a consciência da importância de cuidar do ambiente, combatendo as mudanças climáticas e promovendo ações locais de sustentabilidade”.
denys grellmann, publisher da 100fronteiras
Sobre o World News Day
O Dia Mundial das Notícias, 28 de setembro, visa a – em meio a uma era de desinformação – aumentar a conscientização pública sobre o papel crítico que os jornalistas desempenham em fornecer notícias credíveis e confiáveis, para ajudar as pessoas a entenderem – e melhorarem – o mundo ao seu redor.
O Dia Mundial das Notícias é organizado pelo Fórum Mundial de Editores, WAN-IFRA e The Canadian Journalism Foundation.
O Dia Mundial das Notícias é uma oportunidade para se afastar do ciclo de notícias e promover o impacto do seu jornalismo – visto pelos olhos do seu público e daqueles que foram afetados por ele – em uma escala verdadeiramente global. É um evento de alto nível no calendário global do jornalismo, com participação anterior de centenas de redações.

“É aqui que as redações profissionais têm um papel importante a desempenhar. E é por isso que o Dia Mundial das Notícias deste ano terá como foco a crise climática. Cerca de 300 redações de todo o mundo se reunirão para contar a história de como a mudança climática já está impactando as vidas e os meios de subsistência das comunidades, e como elas estão lutando contra isso”.
Warren Fernandez, Presidente do Fórum Mundial de Editores. É escritor e editor-chefe do The Straits Times, o principal título de notícias em inglês em Cingapura.




.gif)