Há 16 anos, o principal compromisso da 100fronteiras é produzir jornalismo de qualidade em nível local, informando e retratando a realidade da fronteira.

Recentemente fomos convidados pelo World News para fazer parte das comemorações do Dia Mundial das Notícias. Para isso, enviamos uma reportagem sobre a dura realidade dos moradores da fronteira que se separaram com o fechamento da Ponte Internacional da Amizade, em março de 2020, devido à pandemia de coronavírus.

A matéria produzida para retrarar a capa de maio da 100fronteiras foi destaque mundial no Dia Mundial das Notícias.

Mas o que não esperávamos era que nossa reportagem local fosse utilizada como exemplo em um artigo de opinião de Warren Fernandez, que é presidente do Fórum Mundial de Editores e editor-chefe do The Straits Times, o principal jornal inglês de Cingapura.

Para nossa surpresa e felicidade, ele comparou a realidade da fronteira à realidade de Cingapura, que também teve de lidar com o distanciamento. Em seu artigo sobre o Dia Mundial das Notícias, ele cita que “em março, a mídia brasileira 100fronteiras contou a história do trauma provocado pelo fechamento repentino da Ponte Internacional da Amizade, entre as cidades de Ciudad del Este, no Paraguai, e Foz do Iguaçu, no Brasil, onde muitas famílias tiveram que se separar. Pessoas que moram na Foz, mas têm parentes do outro lado da ponte e agora só se enxergam pela tela do celular”.

Em entrevista ao site Zero Hora, Warren destacou a importância do jornalismo local. “Jornalistas locais conhecem melhor suas comunidades. Eles conhecem seu povo, cultura e história. Eles investiram anos cobrindo a comunidade e entendem instintivamente o que é mais importante para ela e por quê. Sem mídia e redações locais, nossas comunidades terão muito mais dificuldade em descobrir o caminho a seguir. Precisaremos de soluções, compromissos em muitas questões importantes. Um bom jornal local pode ajudar a comunidade a lidar com isso.”

Além da citação direta no artigo, no Dia Mundial das Notícias a 100fronteiras apareceu como destaque em vários sites renomados do mundo todo que compartilharam o artigo de Warren. O The Straits Times, de Cingapura, publicou a matéria sobre a Ponte Internacional da Amizade fechada na íntegra. Para nós da 100fronteiras, que estamos há 16 anos fazendo jornalismo de qualidade em nível local, é uma honra receber esse reconhecimento internacional em um dia tão importante quanto este.

Sobre o World News Day

O Dia Mundial das Notícias, 28 de setembro, visa a – em meio a uma era de desinformação – aumentar a conscientização pública sobre o papel crítico que os jornalistas desempenham em fornecer notícias credíveis e confiáveis, para ajudar as pessoas a entenderem – e melhorarem – o mundo ao seu redor.

Apresentado pela The Canadian Journalism Foundation (CJF)  e pelo  World Editors Forum (WEF) – com o apoio da Google News Initiative –, o World News 2020 envolveu mais de cem apoiadores da mídia de todo o mundo.

Estabelecida em 1990, a The Canadian Journalism Foundation promove, celebra e facilita a excelência no jornalismo. A fundação administra um prestigiado programa anual de prêmios e bolsas de estudo, apresentando uma gala do setor em que líderes de notícias, jornalistas e empresas canadenses se reúnem para celebrar as realizações jornalísticas excepcionais e o valor do jornalismo profissional. A fundação também promove oportunidades de ensino, treinamento e pesquisa em jornalismo.

Notícias reais importam!

WEF é a rede global líder para editores de organizações de notícias. Assenta-se no compromisso de defender a liberdade de imprensa e promover a excelência editorial. Foi criada há cerca de duas décadas e tem como foco a capacitação de redações por meio de treinamentos, práticas inovadoras, conferências e troca de experiências. Faz parte da World Association of News Publishers – a organização global da imprensa mundial.

WAN-IFRA é a Associação Mundial de Editores de Notícias. Sua missão é proteger os direitos de jornalistas e editores em todo o mundo de operar a mídia independente. A WAN-IFRA fornece a seus membros experiência e serviços para inovar e prosperar em um mundo digital e desempenhar seu papel crucial na sociedade. Com status de representante formal nas Nações Unidas, Unesco e Conselho da Europa, obtém a autoridade de sua rede global de editoras de notícias e empresários de tecnologia líderes, bem como a legitimidade de seus 80 membros de associações nacionais que representam 18 mil publicações em 120 países.

World News Day 2020 — Lista dos participantes brasileiros e argentinos

  • 100fronteiras (Brasil)
  • Correio (Brasil)
  • Grupo RBS (Brasil) – Zero Hora
  • Nexo Jornal (Brasil)
  • UOL News (Brasil)
  • Clarín (Argentina)
  • El Eco de Tandil (Argentina)
  • El Litoral (Argentina)
  • La Nación (Argentina)
  • RED/Accion (Argentina)

100fronteiras no mundo

Confira os principais sites do mundo onde a matéria da 100fronteiras apareceu.

UOL – Brasil

The Globe and Mail – Canadá

Nation – África

The Star – Malásia

The Straits Times – Cingapura

The Jakarta Post – Cingapura

Portal dos Jornalistas – Brasil

Correio 24 horas – Brasil

Aner – Brasil

Formada em Jornalismo na UDC e pós-graduada em Relações Internacionais Contemporâneas na Unila, atualmente é jornalista da 100fronteiras.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião