Colégio Sesi Internacional - display portal

No ano passado, a pandemia impactou a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo. Com isso, o tema ganhou grande relevância e foi o destaque do World News Day (Dia Mundial das Notícias). A 100fronteiras teve a honra de participar da data juntamente com demais redações de todos os continentes.

A matéria escolhida pela 100fronteiras foi sobre a dura realidade dos moradores da fronteira entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este que se separaram com o fechamento da Ponte Internacional da Amizade, em março de 2020, devido à pandemia de coronavírus.

Ponte da Amizade vazia e fechada
Imagem histórica da Ponte da Amizade fechada. (Foto: Paulo Lisboa)

E neste ano, fomos convidamos novamente a participar desta importante data, desta vez com o tema relacionado às mudanças climáticas. Com isso, juntamente com mais de 300 redações de todo o mundo, o objetivo é destacar o papel vital do jornalismo confiável e baseado em fatos ao abordar a emergência climática global.

“A mudança climática há muito é uma bola de futebol política, a ser defendida por diferentes pontos de vista. É assim que pode ser, mas embora todos tenham direito a uma opinião, os fatos são sagrados e não podem ser distorcidos. Em vez de polarização, o jornalismo baseado em fatos oferece algo muito mais precioso. Oferece soluções. E essa é a intenção do Dia Mundial das Notícias – mostrar o nosso público e o que o jornalismo está fazendo para atender às suas demandas”.

David Walmsley é o fundador do World News Day e editor-chefe do The Globe and Mail, Canadá.
David Walmsley é o criador do Dia Mundial das Notícias e ex-presidente da Fundação Canadense de Jornalismo. Editor-chefe do The Globe and Mail, Toronto, Canadá.
David Walmsley.

E para fazer parte deste momento, escolhemos falar sobre as ações que a Itaipu Binacional, maior Usina Hidrelétrica do mundo em geração de energia, tem não apenas no âmbito local, como internacional.

Em 2015 a Itaipu ganhou o Prêmio Mundial da Água, mas bem antes disso, desde a sua concepção, em 1974, a Itaipu tem trabalhado no desenvolvimento de programas, projetos e atividades de caráter social e ambiental em uma área que hoje abrange um total de 15 municípios do Paraguai e 55 municípios do Brasil, sendo 54 no oeste paranaense e um no Mato Grosso do Sul.

Além disso, atua em diversas parcerias locais e globais de combate às mudanças climáticas e seus impactos. Esse compromisso se reflete nas ações de preservação e conservação da biodiversidade, em medidas de adaptação baseadas em ecossistema, como o aumento da cobertura florestal natural, a conservação de áreas protegidas e dos serviços ecossistêmicos e pela recuperação e proteção dos recursos hídricos na escala da bacia hidrográfica.

“Nós da 100fronteiras entendemos a importância que nosso trabalho local tem, de impactar positivamente a vida das pessoas e por isso, mostrar as soluções desenvolvidas pela Itaipu é uma forma de contribuir para que as pessoas tenham a consciência da importância de cuidar do ambiente, combatendo as mudanças climáticas e promovendo ações locais de sustentabilidade”.

denys grellmann, publisher da 100fronteiras

Sobre o World News Day

O Dia Mundial das Notícias, 28 de setembro, visa a – em meio a uma era de desinformação – aumentar a conscientização pública sobre o papel crítico que os jornalistas desempenham em fornecer notícias credíveis e confiáveis, para ajudar as pessoas a entenderem – e melhorarem – o mundo ao seu redor.

O Dia Mundial das Notícias é organizado pelo Fórum Mundial de Editores, WAN-IFRA e The Canadian Journalism Foundation.

O Dia Mundial das Notícias é uma oportunidade para se afastar do ciclo de notícias e promover o impacto do seu jornalismo – visto pelos olhos do seu público e daqueles que foram afetados por ele – em uma escala verdadeiramente global. É um evento de alto nível no calendário global do jornalismo, com participação anterior de centenas de redações.

World News Day
100fronteiras ao lado de mais de 100 redações fazendo parte do WND em 2020.

“É aqui que as redações profissionais têm um papel importante a desempenhar. E é por isso que o Dia Mundial das Notícias deste ano terá como foco a crise climática. Cerca de 300 redações de todo o mundo se reunirão para contar a história de como a mudança climática já está impactando as vidas e os meios de subsistência das comunidades, e como elas estão lutando contra isso”.

Warren Fernandez, Presidente do Fórum Mundial de Editores. É escritor e editor-chefe do The Straits Times, o principal título de notícias em inglês em Cingapura.
Warren-Fernandez editor do The Straits Times e Presidente do Fórum Mundial de Editores
Warren Fernandez.
World News Day 2021

Formada em Jornalismo na UDC e pós-graduada em Relações Internacionais Contemporâneas na Unila, atualmente é jornalista da 100fronteiras e recentemente conquistou pela 100fronteiras o primeiro lugar no 1º Prêmio Faciap de Jornalismo.

Comentários

Deixe a sua opinião