As aduelas que compõem o tabuleiro da Ponte de Integração estão a apenas 17 metros de se encontrarem, conforme indicado pelo o engenheiro Pánfilo Benítez, assessor especial da Diretoria de Coordenação Margem Direita da Entidade, que acompanha de perto as obras de engenharia na área.

Publicidade

Com um avanço de mais de 90%, a obra já conta com 18 aduelas no lado brasileiro, e 17 no lado paraguaio.

O engenheiro Benítez explicou que a união completa da megaestrutura ocorrerá antes do mês de setembro e a conclusão total da Ponte da Integração ocorrerá no último trimestre do ano.

As aduelas são peças mistas pré-fabricadas (metal e concreto) que dão forma à via da ponte. A colocação destas estruturas iniciou-se em outubro de 2021, iniciando-se assim o chamado avanço livre na zona central da nova passagem fronteiriça. No total, devem ser colocadas 37 aduelas metálicas, 18 em cada margem do Rio Paraná e uma no centro (unirá as duas extremidades).

Publicidade
Ponte da Integração
Foto: Itaipu Binacional PY.

Cada peça, pré-fabricada no campo de trabalho, pesa 95 toneladas e tem 11,90 metros de comprimento e 19,90 metros de largura. A aduela de junção terá 5,40 metros de comprimento e 19,90 metros de largura. Eles são integrados à superestrutura por meio de soldas especiais e apoiados pelos cabos de sustentação; além de ser complementado com concreto.

A ponte terá 760 metros de comprimento e um vão-livre de 470 metros – o maior da América Latina. Serão duas pistas simples com 3,6 metros de largura, acostamento de três metros e calçada de 1,7 metro nas laterais.

Anúncio Publicitário

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião