Anúncio Publicitário.

Nos últimos anos, uma série de medidas e de novas regulações vem impactando diretamente o desenvolvimento de políticas públicas e de investimentos no Brasil, como o Novo Marco Legal do Saneamento Básico, a Nova Lei do Gás, entre outras mudanças em setores como logística, transporte, mobilidade e energia.

O papel da regulação e o desenvolvimento sustentável do país será o tema que reunirá cerca de 1 mil pessoas no XII Congresso Brasileiro de Regulação e 6a. Expo ABAR, que acontece em Foz do Iguaçu (PR), entre os dias 10 e 12 de novembro, no Rafain Palace Hotel & Convention Center.

Presidente da ABAR, Fernando Franco durante abertura do XI Congresso Brasileiro de Regulação, realizado em 2019 em Maceió (Divulgação/ABAR)

Promovido pela ABAR (Associação Brasileira de Agências de Regulação), o evento é considerado o mais importante do país e será a primeira oportunidade, desde o início da pandemia, para debates presenciais e networking entre representantes das agências, concessionárias e prestadoras de serviços públicos, especialistas em regulação, acadêmicos, representantes da sociedade civil e profissionais de áreas como Direito, Economia, Contabilidade e Engenharias.

Os três dias do evento seguirão rígidos protocolos sanitários e preveem em sua programação a apresentação de trabalhos técnicos pela manhã e painéis, mesas redondas e debates temáticos durante a tarde, em segmentos como: petróleo e gás, transportes e logística, energia, saneamento básico, recursos hídricos e saúde, aspectos jurídicos e institucionais, governança e controle social.  A edição deste ano teve recorde de trabalhos técnicos inscritos: foram 205 em sete diferentes categorias.

Eventos Paralelos

Esta edição terá um diferencial em relação às anteriores: o Congresso abrigará dois importantes eventos internacionais: o FIAR (Fórum Iberoamericano de Regulação), promovido pela Aderasa (Asociación de Entes Reguladores de Agua Potable y Saneamiento de las Américas), que será realizado nos dias 9 e 10; e o ERSAN (Encontro dos Entes Reguladores dos Serviços de Saneamento Básico e Recursos Hídricos dos Países Ibero-Americanos e da Comunidade de Língua Portuguesa), promovido por um conjunto de organizações, entre elas a ERSARA (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores), a ser realizado no dia 11.

Em paralelo ao Congresso também ocorrerá a 6ª edição da Expo ABAR, espaço destinado à exposição institucional dos participantes do evento, que tem como objetivo a troca de experiências e o desenvolvimento de novos projetos.

O XII Congresso Brasileiro de Regulação tem apoio institucional de instituições como a AESBE (Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento), o CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná), o Corecon-PR (Conselho Regional de Economia do Paraná), o IEP (Instituto de Engenharia do Paraná) e a Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento), entre outras. As inscrições para o evento podem ser feitas pelo site https://congressoabar.com.br/

Espaço Publicitário