Para falar sobre a história da APAE nada melhor do que alguém que trabalha lá há 30 anos, dedicando parte da vida em ensinar e também aprender com pessoas com deficiência (PCD). Marilene Aparecida Schardosin trabalha na APAE Foz desde 1992. Iniciou como professora e hoje está na Direção Pedagógica.

Publicidade

Ao longo desses 45 anos de trajetória da APAE ela destaca algumas das principais conquistas da instituição que marcaram a história. “Um deles foi o movimento APAEANO que surgiu da necessidade de reafirmação dos direitos da PCD como o próprio direito natural de existir e de ser. Ao longo de todos esses anos a APAE FOZ participou e participa ativamente no âmbito local do debate público na busca de dignidade e participação social ativa da PCD intelectual, múltiplas deficiências e autista”, explica.

Outra conquista foi o espaço. O primeiro endereço da APAE foi em uma pequena casa de madeira em anexo ao Colégio Bartolomeu Mitre. Depois, em 1992, a APAE mudou-se para a Avenida Paraná, local esse cedido através de uma  concessão do Governo do Estado, onde permanece até hoje.

APAE Foz do Iguaçu

“Em 2021 tivemos uma grande conquista, a doação imobiliária (do prédio e terreno) em que está localizada a APAE, através do esforço e empenho da direção (Claudia Batista dos Santos) e presidência (Leonardo Corrêa Lugon) da instituição, por meio do Governo do Estado, com o Deputado Husseim Backri. Esse avanço é muito importante, pois permite que melhorias e ampliações sejam realizadas. Também em 2021 fomos contemplados com Projeto de Reforma, via Itaipu Binacional, nas duas unidades, tanto na Rua Padre Bernardo Plate, quanto na Rua Avaí, melhorando a estrutura física que estava bem deteriorada”, reforça.

Publicidade
Hussein Bakri - deputado estaudal
Deputado Hussein Backri. (Foto: 100fronteiras)

Além disso, Marilene destaca que entre as principais melhorias, a da conscientização da sociedade quanto à pessoa com deficiência é uma das mais importantes, pois hoje há leis que favorecem e priorizam esse público. Mas ainda há muito a progredir, pois segundo ela, é preciso colocar em prática essas leis e, às vezes, é necessário recorrer ao Ministério Público para que se faça cumprir a lei. “Os maiores desafios que encontramos são de levar dignidade as PCD, principalmente as PCD intelectual, múltiplas deficiências e autistas. Dignidade de forma ampliada, desde o respeito nas relações interpessoais até ações efetivas de políticas públicas”, frisa Marilene.

Como funciona a APAE

Como Escola de Educação Básica na Modalidade Educação Especial, A APAE Foz possui seriação até o segundo ano do ensino fundamental. Atualmente são 495 alunos matriculados, nas fases da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, resultando em 32 turmas no período matutino e 32 turmas no período vespertino.

APAE Foz do Iguaçu

No Setor da Estimulação Essencial, Marilene explica que são atendidas 250 crianças de 0 a 06 anos, que recebem atendimento de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, neuro psicopedagogia, médico psiquiatra, serviço social e psicologia. Além do atendimento diurno, também atendem no período noturno, das 17h às 21h. 

Com relação a manutenção da instituição, Marilene explica que há várias fontes de custeio, entre doações, promoções, eventos e convênios. Atualmente possuem convênio com o Governo do Paraná e com a Prefeitura de Foz para apoio na prestação de serviços públicos, na área de educação e saúde, bem como sempre recebem apoio por Emendas Parlamentares de Senadores, Deputados Federais e Vereadores aqui da cidade. Também recebem doações em dinheiro, através de depósito bancário (Agência:0140-6/conta corrente:35220-9 Banco do Brasil) ou PIX da Instituição (77413649000169). Tem um bazar permanente de usados, onde recebem doações que são comercializadas a preços simbólicos para familiares dos alunos e é aberto à comunidade.

Publicidade

“Nossa Entidade é um patrimônio da cidade e um aparelho na busca da promoção e defesa dos direitos da PCD que tenta contribuir ativamente com a melhoria da vida das PCD. Nossa função principal está em defender o próprio direito natural de existir e de ser da PCD, por isso pedimos sempre que a comunidade e a própria cidadania cuidem com muito carinho da APAE FOZ. Não tem com não se APAExonar por esta causa”, finaliza.

APAE Foz do Iguaçu
Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião