Dezembro e janeiro para muitos é a melhor época do ano, pois é o momento de descanso e férias em família ou com amigos. Dependendo do local escolhido para as férias muitos preferem ir de carro próprio, o que garante comodidade. No entanto, é preciso estar atento à segurança do veículo e para isso realizar um checklist com os principias itens para fazer a revisão no carro.

Te ajudamos a montar essa lista, então confira algumas dicas de ouro, revise seu carro e boa viagem!

PNEUS

Os pneus tem prazo de validade e quanto mais desgastados mais aumenta a chance de incidentes, por isso fazer a troca de pneus é essencial para garantir uma viagem segura e sem imprevistos no meio do caminho. E há, não se esqueça de conferir se o estepe está calibrado e em bom estado de uso. Também confira a pressão de todos os pneus e se atente ao número de passageiros do veículo e volume da bagagem, pois isso será essencial na hora de conferir a pressão dos pneus.

RODA

Falamos do pneu, mas não podemos nos esquecer da roda. Em rodas de ferro, se a pressão de um pneu estiver mais baixa que os demais pneus, é provável que a roda esteja amassada, permitindo a fuga de ar. Isso o borracheiro consegue arrumar. Já em rodas de liga, pode acontecer de ter alguma parte quebrada ou trincada, e nesses casos as vezes é necessário a troca da roda.

SISTEMA ELÉTRICO

A parte elétrica do carro é uma das mais importantes e requer muita atenção na hora da vistoria. Conferir se os faróis estão funcionando completamente nas funções de luz baixa, luz alta, meia luz, luz de freio e de ré, além do pisca alerta é uma forma de garantir a segurança da viagem. Caso alguma delas apresente falhas troque antes de viajar para evitar acidentes.

ITENS COMPLEMENTARES

Outros equipamentos para vistoriar e garantir que estão em bom funcionamento é a chave de roda, macaco e triângulo essenciais para uma emergência de troca de pneu no meio do caminho.

ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO

A revisão completa inclui fazer o alinhamento e balanceamento do carro, garantindo a estabilidade na direção e evitando que as pancadas da estrada desalinhem o veículo.

TROCA DE ÓLEO E TANQUE CHEIO

Também de importância fundamental a troca de óleo deve ser feita periodicamente e em casos de viagens longas é preciso conferir o nível do óleo. Além disso, sair de casa com o tanque cheio é uma forma de se programar para evitar o desabastecimento do veículo em algum local sem a presença de posto de combustível.

Além dessas dicas, confira o nível da água, o estado dos cintos de segurança e o limpador de para-brisa para que ele esteja em perfeito estado de uso e não te deixe na mão caso chova no meio da viagem.



Comentários

Deixe a sua opinião