O secretário de Turismo e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu, André Alliana, formalizou na última sexta-feira (16) um pedido à Superintendência de Patrimônio da União (SPU) no Paraná, visando à utilização turística da Ilha Acaray, um destino turístico inexplorado na fronteira Brasil-Paraguai.

Situada no leito do rio Paraná, a 250 metros acima da Ponte Internacional da Amizade, a Ilha Acaray ou Ilha das Cobras, é um tesouro de 12 hectares de vegetação nativa da Mata Atlântica. Além disso, também foi solicitada a expansão da área turística do Marco das 3 Fronteiras.

“No final de maio, a proposta de transformar a Ilha Acaray em um complexo turístico foi reforçada após uma visita aérea da Ministra do Turismo e do diretor-superintendente da Embratur, Daniela Carneiro e Marcelo Freixo, respectivamente”, comenta Alliana.

A ideia é que a União conceda a área à prefeitura de Foz do Iguaçu, a fim de desenvolver um novo polo turístico na região, semelhante ao que ocorreu com o Marco das 3 Fronteiras.

A ilha esconde mistérios como uma história de formação de 20 a 30 milhões de anos atrás, devido a atividades vulcânicas. Além disso, os moradores locais acreditam que, devido ao formato cônico da ilha, ela abriga um vulcão inativo há milhões de anos.

Publicidade

A Ilha Acaray também tem uma lenda indígena, semelhante às das Cataratas do Iguaçu, que conta a história de uma índia chamada Jupira, cuja beleza era tão espetacular que todos os homens se apaixonavam por ela.

O secretário André Alliana participou do Encontro Estadual de Gestores de Turismo, onde Foz do Iguaçu foi um dos tópicos de destaque. Ele também visitou o estande de Foz do Iguaçu no Festival de Turismo do Paraná, promovido pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav).

Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião