O secretário de Turismo e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu, André Alliana, formalizou na última sexta-feira (16) um pedido à Superintendência de Patrimônio da União (SPU) no Paraná, visando à utilização turística da Ilha Acaray, um destino turístico inexplorado na fronteira Brasil-Paraguai.

Situada no leito do rio Paraná, a 250 metros acima da Ponte Internacional da Amizade, a Ilha Acaray ou Ilha das Cobras, é um tesouro de 12 hectares de vegetação nativa da Mata Atlântica. Além disso, também foi solicitada a expansão da área turística do Marco das 3 Fronteiras.

“No final de maio, a proposta de transformar a Ilha Acaray em um complexo turístico foi reforçada após uma visita aérea da Ministra do Turismo e do diretor-superintendente da Embratur, Daniela Carneiro e Marcelo Freixo, respectivamente”, comenta Alliana.

A ideia é que a União conceda a área à prefeitura de Foz do Iguaçu, a fim de desenvolver um novo polo turístico na região, semelhante ao que ocorreu com o Marco das 3 Fronteiras.

A ilha esconde mistérios como uma história de formação de 20 a 30 milhões de anos atrás, devido a atividades vulcânicas. Além disso, os moradores locais acreditam que, devido ao formato cônico da ilha, ela abriga um vulcão inativo há milhões de anos.

A Ilha Acaray também tem uma lenda indígena, semelhante às das Cataratas do Iguaçu, que conta a história de uma índia chamada Jupira, cuja beleza era tão espetacular que todos os homens se apaixonavam por ela.

O secretário André Alliana participou do Encontro Estadual de Gestores de Turismo, onde Foz do Iguaçu foi um dos tópicos de destaque. Ele também visitou o estande de Foz do Iguaçu no Festival de Turismo do Paraná, promovido pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav).