Para quem possui uma rotina agitada no trabalho, ter uns momentos de ócio ajudam a desacelerar a mente e contribuem para a saúde. Isso porque nosso cérebro precisa desses momentos de pausa para que possamos produzir melhor no trabalho.

Quando você realiza pequenas pausas durante o expediente, muitos benefícios são gerados para a sua saúde mental e também desempenho no ambiente profissional:

  1. Aumento de concentração:

Quando trabalhamos sem parar, entramos no modo automático e passamos a agir de forma mecânica, o que prejudica o rendimento profissional, por isso, a sugestão é fazer pausas de 10 a 15 minutos para poder recuperar a concentração. 

  1. Aumento da criatividade:

Se estamos com o cérebro cansado, dificilmente vamos conseguir ter novas ideias, então, pausar por alguns minutos e mudar de ambiente pode ser uma solução para aguçar a criatividade e proporcionar bem-estar. 

  1. Diminuição do nível de estresse:

O ambiente de trabalho gera tensão e muitas vezes aumenta os níveis de estresse, por isso, descansar a mente por alguns minutos é essencial para proporcionar a calma.

4. Diminuição das chances de adquirir lesões por esforço repetitivo:

Descanso em meio ao trabalho
Uma pausa para o café faz bem.

Essa doença, também conhecida como LER, aparece quando o mesmo movimento é realizado repetidamente por muito tempo, por exemplo, ficar sentado por longas horas na mesma posição pode gerar dor nas costas ou enxaqueca, devido ao alto nível de concentração. A sugestão é levantar, se alongar e desconectar por alguns minutos, diminuindo a probabilidade destes problemas acontecerem.

Fonte: Corpo e Ação.

Proporcionando um local de trabalho saudável

Mais do que buscar realizar essas pausas durante o expediente de trabalho para cuidar da saúde mental, é essencial que os gestores percebam a importância de proporcionar um ambiente confortável para seus colaboradores.

Hoje está cada vez mais em alta dispor no trabalho salas de descompressão, que são espaços de lazer para os funcionários relaxarem enquanto fazem uma pausa.

Além disso, entenderem que pausar não é perder tempo, mas sim otimizá-lo, uma vez que a mente relaxada auxilia na criatividade e proporciona bem-estar ao colaborador, e sabemos que um colaborador feliz produz mais.

Descanso em meio ao trabalho
Muitas pessoas ficam exaustas ao fim de um longo dia de trabalho, por isso as pausas são tão importantes.

Formada em Jornalismo na UDC e pós-graduada em Relações Internacionais Contemporâneas na Unila, atualmente é jornalista da 100fronteiras e recentemente conquistou pela 100fronteiras o primeiro lugar no 1º Prêmio Faciap de Jornalismo.

Comentários

Deixe a sua opinião