Essa dúvida é bem frequente entre a população que está se vacinando. Se você tomou a vacina da Influenza precisa de um intervalo de 14 dias para tomar a vacina da covid-19, mas por quê?

Publicidade

É simples, segundo a Coordenadora de Imunização do Município, Adriana Izuka, esse intervalo é um cuidado que estão tomando, pois como a vacina contra a covid-19 é uma vacina nova, precisa estar atento com os eventos adversos, e se misturar duas vacinas, caso aconteça algum evento, será difícil para localizar a fonte do problema. Então com qualquer outra vacina, o recomendado é de 14 dias para tomar a vacina contra a covid-19.

“A vacina é nova, estamos acompanhando os eventos adversos, e se fazer várias vacinas juntas, como iremos saber se aquele evento é da vacina contra a covid-19 ou de outra?”

Adriana Izuka.

A cobertura vacinal da Influenza em idosos (pessoas acima de 60 anos) atingiu apenas 63% de cobertura, desde abril que foi quando iniciou, essa situação é diferente dos últimos anos, quando a Saúde registrou a marca de 100% neste público.

“Sempre superamos a meta de vacinação nos idosos. No ano passado, quando estávamos no pico da pandemia, a única vacina disponível era a da Influenza, então todos buscaram a imunização. Neste ano, acreditamos que por conta do intervalo de 14 dias entre uma vacina e outra, muitos deixaram de buscar as unidades de saúde”.

Afirma Adriana Izuka.

A cobertura entre crianças também não atingiu a meta e está em 68%; gestantes 55% e puérperas 56%. Em pessoas com deficiência a cobertura é ainda menor, de 31%, e com comorbidades apenas 18%.

Publicidade

Vacinação contra a covid-19 em Foz do Iguaçu

No momento, a vacinação contra a covid-19 em Foz do Iguaçu está para a população com 39 anos. Nesta segunda-feira (12) foi suspensa a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 por faixa etária, as doses se esgotaram no sábado (10).

Em nota, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) disse nesta quinta-feira (08), que o Ministério da Saúde vai encaminhar mais vacinas contra o coronavírus às cidades de regiões fronteiriças, o que inclui Foz do Iguaçu. O envio vem sendo pleiteado e articulado pelo prefeito Chico Brasileiro desde o mês de fevereiro, a expectativa é de receber pelo menos mais 90 mil doses extras.

Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião