Desde o começo da pandemia, cidades vem sofrendo com o número crescente de casos confirmados e óbitos pela Covid-19, e Foz também está passando por um momento delicado da crise do coronavírus.
Porém, como um pingo de esperança, Foz do Iguaçu não registrou nenhum óbito hoje, 7. Foz do Iguaçu já registrou 801 óbitos pela doença, sendo uma das cidades do Paraná com mais mortes confirmadas da Covid-19, mas esse número vem caindo.
De acordo com o boletim diário de hoje, a média móvel de óbitos pela Covid-19 em Foz está em 3,43, mantendo-se similar há 14 dias. Esse é um cenário promissor, que pode dar uma resposta direta do funcionamento das vacinas sendo aplicadas na cidade.
Apesar de ter tido um aumento nos casos confirmados de Covid-19, com a média móvel aumentando e ficando nos 92,86 casos (seguindo o boletim diário do dia 7 de maio), as mortes vêm diminuindo.
Ou seja, são mais casos leves e casos medianos, por assim dizer, que estão sendo confirmados, e não casos gravíssimos que podem levar ao óbito. No primeiro, a pessoa positiva para o coronavírus pode fazer o repouso em casa, sem muitos agravamentos da doença. Já no segundo, os casos medianos, são os casos de pessoas que são positivadas para o vírus da Covid-19 e precisam de acompanhamento, mas que não se agravam muito.
Vacinação em Foz do Iguaçu
Tomar a vacina é a única resposta certeira que estamos vendo nos últimos tempos, então é importantíssimo que, quem puder, tome a vacina assim que possível.
No momento, Foz do Iguaçu está vacinando pessoas entre 59 e 55 anos com comorbidades, começando pelos mais velhos. É importante, caso você ou algum conhecido tenha alguma comorbidade, verificar certinho sua situação para que não tenha que ir sem precisar no momento.
“É de suma importância observar a descrição contida para cada comorbidade, tendo em vista que só os casos mais agudos das doenças serão imunizados neste primeiro momento.” é explicado no site da Prefeitura de Foz.
Pessoas com comorbidades que se encaixam no quadro e que são acompanhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) não vão precisar apresentar nenhum documento extra, com exceção dos casos que não constam o grau da comorbidade no prontuário do paciente.
Já os pacientes que fazem acompanhamento por rede privada precisam apresentar um formulário disponível no site da Prefeitura, preenchido pelo médico que acompanha o paciente.
Para mais informações, acesse o site da Prefeitura de Foz do Iguaçu.


.gif)