Anúncio Publicitário.

De acordo com uma pesquisa feita por Luiz Carlos Kossar, pesquisador com formação e pós graduação na UFPR e PUC, atualmente aposentado, fez um índice de mortes pela Covid-19 por 100 mil habitantes, Foz do Iguaçu é a cidade com mais óbitos pela Covid-19, por 100 mil habitantes no Paraná inteiro, dando um panorama assustador para a situação. 

Na Terra das Cataratas, são cerca de 258 mil habitantes ao todo, e a pesquisa relatou que são 242,78 óbitos pelo vírus por 100.000 habitantes na cidade. Em comparação com Curitiba, que tem 1.948.626 milhões de habitantes, são 162,47 mortes, uma diferença de cerca de 80 óbitos pela Covid-19.

Com isso, é muito aparente o fato de que Foz do Iguaçu está passando por uma crise de pandemia e a situação já é crítica. O número de mortes é apavorante, e isso faz refletir sobre as medidas que estão sendo usadas pelo governo de Foz do Iguaçu e também do Paraná, que infelizmente não surtiram efeito.

A assessoria da Prefeitura de Foz do Iguaçu reforça as medidas de distanciamento social, uso de máscaras e constante higienização. A cidade está atualmente atuando com os toques de recolher, das 23hrs às 5hrs, e decretos para restrição de pessoas em vias públicas, 30% apenas do público das atividades comerciais e 50% das atividades turísticas. Essas medidas também estão sempre sendo reavaliadas de acordo com o progresso da situação de Foz

Luiz Kossar ainda fala: “É bom lembrar que Foz tem uma baixa empregabilidade no setor formal e uma enorme quantidade de pessoas atuando na informalidade. Estas pessoas que atuam na informalidade vivem empilhadas nas periferias das grandes regiões da cidade, como Três Lagoas, Vila C, Morumbi e Porto Meira, são todas suscetíveis à contaminação do VÍRUS, pois vivem em constante movimento em razão de suas condições socioeconômicas”, dando uma outra razão para o número de mortes pela Covid-19.

Confira quais cidades do Paraná foram analisadas

Lista de todas as cidades que foram estudadas (dados até o dia 29 de março).

Como a pesquisa de mortes pela Covid-19 foi feita?

A pesquisa de mortes pela Covid-19 foi feita através do indicador ‘número de óbitos por covid-19 (multiplicado) por 100.000 (dividido) pelo número de  habitantes do município’. Este é um indicador universal, serve para calcular índices relativos aos males que atingem a humanidade, fazendo comparativos entre cidades, países e regiões. Exemplos: mortes por violência, mortes no trânsito, mortalidade infantil, óbitos por epidemias e etc.

leia também!

Espaço Publicitário