Anúncio Publicitário.

Nesta sexta-feira (09) será aberto ao público o Museu Marta Schwarz em Puerto Iguazú, a reinauguração faz parte das ações que estão sendo realizadas para comemorar os 121 anos de Puerto Iguazú.

O Museu fica localizado na Av. Victoria Aguirre Nro. 116 – a reinauguração será feita às 10h da manhã.

Inauguração Museu Marta Schwarz
Inauguração Museu Marta Schwarz. Foto: Município de Puerto Iguazú.

Marta foi a primeira médica da Tríplice Fronteira, ela foi protagonista de uma história de força e coragem.

A médica chegou a Puerto Iguazú em 1949 para se tornar a primeira médica da região e, mais que isso, para ser o “Ángel de la Selva”. Hoje, o hospital de Puerto Iguazú leva seu nome e a casa onde morou se transformou em um museu.

Museu Marta Schwarz
Museu Marta Schwarz. Foto: La Voz de Cataratas.

Humanista, a médica tratava todo mundo com amor e carinho. Não tinha preguiça, e sim amor ao que fazia. Trabalhava no almoço, madrugada, em tempestades. Veio para revolucionar a saúde pública e as pessoas da região. Todos para ela eram iguais, pobres, ricos, de distintas etnias, partidos políticos, nada nem ninguém era tratado diferente.

Na época, não existia nenhum médico em Foz do Iguaçu nem em Presidente Franco. Marta então passou a atender nesses locais os pacientes que estavam muito doentes e não conseguiam ir à Argentina. Ela atravessava de bote, andava a cavalo pelo mato, saía sem medo mesmo com os vários bichos que habitavam a fronteira.

Marta Schwarz, a "Anja da Selva".
Marta Schwarz, a “Anja da Selva”.
Espaço Publicitário