Quem vai a Ciudad del Este percebia que a fiação elétrica é um problema. Fios emaranhados por todos os lados tiravam a beleza da entrada da cidade. A esperança veio com a notícia que a rede aérea será substituída por fiação subterrânea em algumas das quadras próximas à Ponte Internacional da Amizade.

Houve alguns atrasos de praxe, mas agora parece estar caminhando para frente. De acordo com o jornal La Clave, a data inicialmente prevista (15 de abril) foi insuficiente para que as companhias que fornecem internet e telefone para as lojas da área contemplada adaptassem as conexões para o novo modelo.

A Administração Nacional de Electricidade (ANDE) começou a retirar na tarde de sábado (06) condutores aéreos de eletricidade e cabos de telecomunicações no centro de Ciudad del Este, no Paraguai.

A retirada das redes aéreas está concentrada em seis quadras localizadas à esquerda de quem entra no Paraguai pela Ponte Internacional da Amizade.

Para quem conhece, no entorno das avenidas Monseñor Rodríguez, Adrián Jara, Luís María Argaña e Carlos Antonio López.

Para quem não sabe pelos nomes das ruas, é onde estão alguns dos principais shoppings da capital do Alto Paraná, como as galerias Jebai Center e Lai Lai, além de lojas como Monalisa e Cellshop Importados.

Além de cabos subterrâneos, foram instaladas 56 luminárias de 250 e 400/w, sobre a Avenida Pioneiros del Este, da rua Camilo Recalde até a Avenida Alejo Garcia.

É a primeira etapa do projeto de modernização do sistema elétrico da região central da cidade, que muitos consideram uma “bomba relógio” por causa da má instalação.

A retirada dos postes e condutores aéreos existentes permite dar uma nova imagem à cidade em uma faixa de um quilômetro.

félix sosa, Presidente da ANDE

O presidente ainda informa que o trabalho vai avançar até o “microcentro”, instalando 100% de linhas subterrâneas no futuro.

O projeto prevê no lançamento subterrâneo de 19.506 metros condutores de média tensão e de 28.696 metros condutores de baixa tensão.

Inclui também a montagem de 24 unidades de transformadores de 500 kVA nas diferentes Estações de Distribuição, totalizando 12.000 kVA de potência.

O custo total da mudança é de 30 bilhões de guaranis (cerca de R$ 20 milhões), segundo o site da ANDE.

Originally tweeted by Félix Sosa (@FelixSosaPy) on 8 de May de 2023.

Veja também: Imposto de Renda 2023: como declarar e qual o prazo para restituição?

Espaço Publicitário