Em 14 de março de 1914 foi publicada, no Diário Oficial do Estado do Paraná, a elevação do distrito judiciário de Iguassú à categoria de município, que posteriormente veio a ser denominado de Foz do Iguaçu.

Até então era um distrito judiciário de Guarapuava, que anteriormente havia sido uma colônia militar.

Você sabe que tamanho tinha o município quando foi fundado?

Os limites do município eram os rios Paraná, Piquiri, Tormenta e Iguaçu, além de uma linha reta ligando as nascentes dos rios Piquiri e Tormenta.

A estimativa é a de que a área do município fosse de algo em torno de 23 mil km². A título de comparação, a área atual de Foz do Iguaçu é de cerca de 617 km².

Os pontos extremos de norte a sul se distanciavam quase 200 km, e a distância dos pontos extremos no sentido leste a oeste se aproximava da distância da Tríplice Fronteira até Asunción, no Paraguai. Isso mesmo, percorria-se a mesma distância para atravessar o Paraguai ou para atravessar Foz do Iguaçu.

Atualmente, em relação à sua área, Foz do Iguaçu é o 102º maior município dos 399 existentes no Paraná. Apesar de ter reduzido seu tamanho ao longo das décadas, em Foz estão as Cataratas, a Itaipu, uma diversidade de povos e culturas, além de outras características que mantêm a cidade como uma das mais importantes do Paraná.

O tamanho de Foz diminuiu; sua importância, não.

Marcelino T Lisboa

Professor na Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA - e doutor em Ciência Política.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião