Anúncio Publicitário.

Nosso corpo é uma máquina em que cada peça, cada estrutura depende de outra para funcionar bem. Quando uma peça falha, compromete outra.

A hipertensão arterial, quando não controlada, causa vários riscos e problemas no coração, mas também pode provocar efeitos no sistema visual.

Quando a pressão arterial fica muito alta, ela pode causar edema, ou seja, um inchaço no nervo óptico capaz de comprometer a visão. As pessoas passam a ver vultos, o que pode gerar retinopatia hipertensiva.

Algumas vezes, os vasos sanguíneos existentes na retina também podem ser afetados, causando obstrução tanto nos vasos arteriais quanto nas veias da retina, o que prejudica a chegada de oxigênio a algumas regiões da retina, causando alterações visuais importantes por meio da falta de oxigênio ou eventuais sangramentos ocorridos pelas oclusões.

Por isso o controle rigoroso da pressão arterial com um cardiologista e a necessidade de avaliações periódicas da retina com um oftalmologista.

*Marcos Szpak Martins é nascido e criado em Irati-Pr, e desde pequeno já dizia que queria ser médico e cuidar dos olhos. Fez a faculdade de medicina
e a residência médica em oftalmologia pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná. É membro da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, e do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, já tendo participado da diretoria da Associação Paranaense de Oftalmologia.
Chegou em Foz do Iguaçu em março de 1992, tendo trabalhado como 1º. Tenente Médico no 34º. Batalhão de Infantaria Motorizada. Foi o oftalmologista responsável pelo primeiro transplante de córnea realizado na cidade no ano de 1993.
Em 2001 inaugurou sua clinica localizada na Av. Brasil 1835, OFTALMOFOZ, na época unindo em um so local consultas e exames complementars com projeto de centro cirúrgico no mesmo local.
Dedica-se a sua profissão com amor e dedicação, e nutre o pensamento de que quando faz-se o trabalho com amor e honestidade a prosperidade é consequência. Procura ter uma visão e tratamento humanizado dos pacientes sempre aliando a tecnologia.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores, não representando a opinião do veículo.
Fotografia Olho – Google Imagens. / Fotografia Marcos Szpak Martins: Manoel Guimaraes.
Espaço Publicitário