O vidro tem sido cada vez mais utilizado e indispensável em janelas e devido à grande procura é possível encontrar diversos tipos de vidros para janelas no mercado e com diferentes características. O vidro é visto como um material que oferece ao ambiente em que será instalado mais iluminação, controle acústico, sofisticação (estética) e versatilidade.

Contudo irá depender do objetivo principal que você terá para o seu ambiente. Além da utilização convencional, ele pode ser utilizado como parte da estrutura da casa, segmentando cada ambiente ou apenas servindo como objeto decorativo.

Vale apontar que a grande aposta de arquitetos é o tipo de vidro que possui controle solar, pois é adaptado para diferentes condições climáticas e diferentes tipos de luz e calor, fazendo com que a janela não seja apenas um item decorativo, mas também um item importante para o ambiente. O que acaba contribuindo para a eficiência energética que é um dos grandes benefícios do material.

E para ficar ainda mais por dentro do assunto iremos te mostrar alguns dos tipos de vidros para janelas mais utilizados nos grandes projetos de arquitetura.

Tipos de vidro para janelas

Vidro Float                  

Esse vidro é bastante utilizado em janelas tradicionais, além de ser um dos mais baratos para o consumidor, já que todos os outros tipos de vidros para janelas são compostos a partir desse modelo.

Vidro Float

Vidro Laminado

O vidro laminado possui proteção contra luz UV, trazendo ainda mais segurança, ele também se destaca devido a parte estética, pois possui diversas cores, o que pode contar como um atrativo para quem pretende deixar o ambiente mais colorido.

O vidro laminado tem sido um dos tipos de vidro mais utilizados para áreas externas como janelas, sacadas e varandas.

Vidro Laminado

Vidro Temperado

Para quem deseja resistência e elegância, o vidro temperado é uma das melhores escolhas. O vidro temperado é um dos tipos mais utilizados para compor janelas, pois é cinco vezes mais forte do que o vidro comum.

Quando o vidro se quebra, forma-se pequenos pedaços em grânulos, reduzindo a chance de danos corporais ou materiais. O tratamento do vidro temperado é feito termicamente e uma vez feito, não poderá ser modificado

Vidro temperado

Vidro Impresso

O vidro impresso também é conhecido no Brasil como “vidro fantasia”, onde permite a passagem de luz. Porém, é um tipo de vidro que proporciona visibilidade distorcida, uma vantagem para aqueles que querem um ambiente com privacidade.

É um tipo de vidro que também pode ser utilizado para compor a decoração do ambiente. É bastante utilizado em escritórios, clínicas e locais que necessitam de um isolamento maior.

Vidro Impresso

Fotos: Reprodução Internet

Comentários

Deixe a sua opinião