Os vidros surgiram bem antes de Cristo. E passe o tempo que passar nunca sairão de moda. Variam em diâmetros e cores e podem ser usados nos mais diversos ambientes. Tudo planejado para durar e deixar o local agradável e moderno.

Porta de correr em vidro
As portas de correr em vidro são uma ótima opção para separar ambientes.

Espessura dos vidros

A espessura pode ser de 6, 8 e 10 milímetros. Para as janelas, o ideal são vidros de 6 mm. Para as portas, de 8 mm.

Além disso, os temperados são o resultado de um processo em que um vidro comum é colocado dentro de um forno a uma temperatura de 600 graus. Em seguida, ocorre um choque térmico para tornar o material mais rígido. Caso quebre, estilhaça em pedaços de no máximo 2 cm.

Já quando instalados em sacadas ou edifícios altos, é melhor usar os laminados.

Existem três cores mais comuns: verde, incolor e fumê.

Há também outras variações como o insulado, que é térmico e composto por duas camadas de vidro, com um espaçador de 9 mm. Ele ajuda a reduzir o calor e bloqueia melhor o som. Já o autolimpante é uma opção que elimina sozinho as impurezas, como poeira e manchas, que ficam neles após serem molhados.

Segundo Osmar, a tendência do momento é o espelhado (refletivo) – que, além de ser esteticamente bonito, ajuda a reduzir o calor. “Algumas cores de vidro refletivo reduzem até 70% do calor externo para o interno.”

Quais os tipos de vidros que existem?

Mesmo sendo um material muito antigo, na atualidade possui muitas variações e cada uma com a sua função. Então descubra quais os tipos de vidros que existem.

Tipos de vidro

Começando pelo plano, que possui duas variações, o float e impresso. Float se trata de um vidro liso, incolor ou colorido e totalmente transparente, o que permite uma visibilidade maior. O impresso é aquele que recebe desenhos, normalmente usados em eletrodomésticos.

Há os vidros de segurança, que quando quebrados produzem partículas menores e variam entre laminado e temperado. O temperado recebe um tratamento térmico e, quando é fraturado, não forma pedaços pontiagudos; já o laminado é formado por duas chapas de vidro com uma película de plástico no meio, muito utilizado em portas, divisórias, fachadas e sacadas, pois quando quebra os pedaços ficam presos à película. 

Além disso, existem os acústicos, que não permitem que os ruídos atravessem, podendo ser laminados ou duplos. Tem também os vidros que protegem do Sol. 

Portanto, são esses alguns dos principais vidros, cabe agora escolher o ideal para o seu espaço, casa ou trabalho. Sendo assim, use e abuse daquilo que nunca sai de moda, deixando o ambiente ainda mais bonito!

mais sobre vidros