O matcha, um ingrediente incrível e repleto de benefícios, conquistou o mundo graças à sua versatilidade e propriedades medicinais. Originário do Japão, este pó verde vibrante é obtido a partir das folhas de chá verde Camellia sinensis, que são cuidadosamente cultivadas, colhidas e moídas para criar um produto de alta qualidade e sabor inigualável.
Mas isso você já sabe, nós fizemos uma matéria completa contando a história do matcha, seus usos, e benefícios para saúde. Agora, precisamos saber como usar esse chá em diversas receitas.
Sorvete de iogurte com matcha

Que tal um sorvete mais sofisticado ou uma opção vegana de sorvete? Experimente estes sorvetes de iogurte com matcha feitos com iogurte de coco e matcha para um refrescante petisco de verão.
Ingredientes
- 1 colher de sopa de pó de matcha
- 400g de iogurte de coco (pode ser natural também)
- 1-2 colheres de mel, açúcar ou adoçante do seu gosto
- 100ml de água
Preparo (fácil)
Bata o pó de matcha com o iogurte, mel e água, depois despeje em 6 formas de picolé e congele por pelo menos 4 horas ou durante a noite.
Panqueca de aveia e matcha

Ingredientes
- 2 ovos
- 50g de farinha de aveia
- 1-2 colheres de chá de matcha
- 100ml de leite ou bebida vegetal
Preparo (fácil)
Misturar todos os ingredientes no liquidificador ou mixer para obter uma massa homogênea.
Adicionar azeite ou óleo numa frigideira antiaderente e ir adicionando a mistura quando estiver quente. Cozinhar durante aproximadamente 1 minuto por cada lado.
Você pode decorar com morangos ou jogar mel por cima, o que você gostar como acompanhamento será bem vindo aqui.
Bolo de matcha

Ingredientes
- 2 xícaras de farinha de trigo (280 gramas)
- 1 xícara de manteiga sem sal à temperatura ambiente
- 1,2 xícaras de açúcar (192 gramas)
- ¼ xícara de creme de leite fresco
- 4 unidades de ovo 1 colher de chá de fermento em pó
- 1 colher de chá de matcha (chá verde em pó)
- 1 pitada de sal
Preparo (médio)
Para preparar esse bolo de chá verde o primeiro passo é bater (de preferência com a batedeira elétrica) o açúcar com a manteiga, até obter uma mistura cremosa.
Bata os ovos e acrescente-os à mistura anterior, enquanto mistura cuidadosamente para incorporar.
Pouco a pouco, enquanto mistura, acrescente a farinha de trigo à massa do bolo de matcha, intercalando com o creme de leite.
Por último adicione a pitada de sal, o fermento e o matcha, e envolva muito bem. Verta a massa para uma forma untada e enfarinhada e leve a assar no forno preaquecido a 180ºC e asse durante 40-50 minutos, ou até ficar ligeiramente dourado nas laterais.
Quando estiver assado, retire o bolo de matcha do forno e deixe esfriar antes de desenformar. Sirva em seguida e bom apetite! Não se esqueça de deixar um comentário acerca do que achou desta receita!
Matcha Mochi

O mochi, um bolinho de massa de arroz glutinoso, é uma opção leve e refrescante que harmoniza perfeitamente com o sabor rico e intenso do tonkatsu (prato da culinária japonesa). Sua textura pegajosa e macia é um contraponto interessante à crocância do empanado de porco, criando uma experiência única para o paladar.
Ingredientes
- 250g de arroz japonês (moti)
- 2 colheres de sopa de matcha (chá verde) em pó
- 4 colheres de sopa de açúcar
- 1 litro de água
- Amido de arroz para polvilhar
Preparo (difícil)
Para começar a fazer o mochi, lave o arroz japonês. Escorra o arroz e coloque em uma tigela e cubra com água até passar 1 dedo do arroz. Deixe descansar por 4 horas.
Depois de descansar, escorra novamente e bata no liquidificador com 100 ml de água. Bata um pouco e acrescente o chá verde e o açúcar e continue a bater até obter uma massa lisa e macia, que será a massa base do seu mochi de chá verde. Se precisar, vá colocando mais água aos poucos.
Pegue essa massa do mochi de chá verde e coloque em uma tigela. Coloque na geladeira e deixe descansar por aproximadamente 1 hora.
Em uma panela de cozimento à vapor, cubra com um pano fino. Retire o excesso de água que ficou na superfície da massa de mochi e coloque sobre o pano.
Cozinhe a massa do mochie de chá verde no vapor por aproximadamente 40 minutos, ou até a massa ficar bem consistente, mexendo de vez em quando com uma colher de pau.
Com a massa do mochi de chá verde, despeje sobre uma superfície polvilhada com o amido de arroz.
Quando a massa do mochi já estiver fria o suficiente para não queimar a sua mão, separe em porções com uma colher de sopa e enrole o mochi, formando bolinhas de 3 a 4 cm de diâmetro.
Passe cada bolinha do mochi no amido de arroz e, se quiser, sirva em forminhas de papel.



.gif)