Visando mudar o conceito de bairros em Foz do Iguaçu, através da inovação e com responsabilidade social, a Lote Grande Empreendimentos Imobiliários lança um loteamento que, sem dúvida, vai elevar a qualidade de vida urbana em Foz do Iguaçu: o Vita Village.

O Vita Village será o primeiro loteamento aberto, no Estado do Paraná que contará com cabeamento subterrâneo e, aliado com os demais diferenciais, certamente é um loteamento sui generis e será um referencial em desenvolvimento urbano.

Caetano Ferreira Filho Vita Village
Caetano, gestor da Lote Grande. (Foto: Agência Levante)

Diante de suas características únicas, o Vita Village é o verdadeiro Bairro do Futuro, um bairro inovador, bonito, seguro, inteligente e ordenado.

O Vita Village, diferente dos loteamentos comuns, possui quatro empreendimentos âncoras.

O primeiro empreendimento âncora é o novo Hospital da Unimed Foz do Iguaçu, que contará com 6.966m² de área construída, com Centro Cirúrgico, Centro de Diagnósticos e Pronto Atendimento Adulto e Infantil e preparado estruturalmente para futuras ampliações.

Além da parceria promissora entre Vita Village e Unimed, o Bairro do Futuro terá, também como âncoras, um inovador centro médico, um diferenciado centro comercial e uma área destinada a uma faculdade.

Vita Village Foz Maquete
Maquete do Vita Village. (Foto: Mohamed Ortiz)

Haverá, também, uma praça central, que contará com wi-fi integrado, arborização planejada, espaço de lazer e descanso, servindo à comunidade local e para atender as pessoas que frequentarem as âncoras.

Para criação de um novo conceito de loteamento, nos preocupamos em ter responsabilidade social e ofertar algo diferenciado para comunidade local e usuários da área comercial. Assim, surgiu a ideia de uma praça moderna, planejada e, ao mesmo tempo, acolhedora para que as pessoas desfrutassem de uma real qualidade de vida em seus momentos de descanso ou mesmo de espera aos entes que possam estar em atendimento médico. A praça central será ponto de encontro moderno e de referência para reuniões familiares”, destaca o gestor da Lote Grande, Caetano Ferreira Filho.

Caetano Ferreira Filho e Sayuri Yoshikawa Ferreira
Caetano Ferreira Filho e Sayuri Yoshikawa Ferreira. (Foto: Agência Levante)

Continua: “Esse é o quinto empreendimento do Grupo Lote Grande. Até aqui, havíamos feito loteamentos com menos diferenciais, como iluminação em LED e prestação de serviços de manutenção do lote pós-venda, e estávamos na nossa zona de conforto. Para a realização do Vita Village, demos um passo além: unimos a missão do grupo e nossa expertise com um ideal pessoal de fazer algo por Foz do Iguaçu que fizesse a diferença. Assim, surgiu o Vita Village: de o mais genuíno anseio inovador e rompedor de barreiras”.

O Vita Village é o Bairro do Futuro porque vê além do presente, ele supera as exigências legais, vai além em vários aspectos. Possui hospital, centro médico, centro comercial, área para instalação de uma faculdade e praça diferenciada. Conta com sarjeta extrusada – uma tecnologia avançada de meio fio que traz um design mais agradável e preciso, além de beneficiar a circulação nas vias públicas –, terá uma calçada com três metros em paver, contará com ciclo faixa e monitoramento por câmeras”.

Caetano Ferreira Filho, getsor da lote grande

Além desses detalhes, um dos principais diferencias do Vita Village é que ele terá cabeamento 100% subterrâneo, será o primeiro loteamento aberto do Estado do Paraná com essas características, e sua instalação será realizada pela Eletromil, empresa atuante em Foz do Iguaçu e região desde 1996, oferecendo a seus clientes soluções integradas de energia elétrica, com ênfase na distribuição de energia elétrica da Copel.

Cabeamento subterraneo do Vita Village Foz
Cabeamento subterrâneo.

O cabeamento subterrâneo é, indiscutivelmente, um diferencial de muito destaque. No Bairro do Futuro não haverá poluição visual do cabeamento aéreo, as árvores não precisarão ser podadas para se adequarem a fiação, não haverá o risco de rompimento de fiação por acidente de trânsito, quedas de árvores ou por ressecamento climático. A fiação subterrânea é mais durável e mais segura, seja para o usuário ou para a Copel – que poderá fazer manutenção em solo, sem necessidade de deslocamento de caminhão extensor de rede elétrica. Importante destacar que além da rede de energia elétrica, toda a fiação de telefonia e internet (fibra ótica) também serão subterrâneas”, explica Caetano Ferreira Filho.

O Vita Village hoje conta com 245.000 metros quadrados e é apenas a primeira fase do empreendimento, que contará com a fase dois e com a fase três, ambas em estudo e projeto

Transformando a região

A Lote Grande Empreendimentos Imobiliários, para alcançar o objetivo de mudar o conceito de loteamento em Foz do Iguaçu, escolheu cautelosamente o local e os parceiros para o empreendimento.

O Bairro do Futuro está localizado na Avenida República Argentina, a aproximadamente 800 metros da Perimetral Leste, que está sendo construída.

Sua localização está no ponto mais alto da região e foi escolhida justamente pelo fácil acesso e possibilidade de ampliação do bairro, de forma planejada e ordenada.

O Vita Village deixou de ser um sonho e começou a ganhar forma após muitas reuniões dos envolvidos, que, além de informações técnicas, buscaram inspirações em outros estados, como Santa Catarina e São Paulo, para analisar os bairros planejados e qual a melhor forma de fomentar a economia de um bairro. Com a pandemia, reforçamos a importância da saúde e decidimos que, definitivamente, o melhor caminho seria a construção de um hospital diferenciado para Foz do Iguaçu”, conta o gestor da Lote Grande.

Já com a constituição do Vita Village e em meio aos estudos preliminares para a concretização da construção de um hospital moderno, surgiu a relação entre o Vita Village e a Construtora Baggio, uma construtora com vasta experiência na construção de hospitais.

Hospital Unimed
Projeto em 3D do Hospital Unimed.

Com a parceria constituída, a Construtora Baggio e Vita Village iniciaram os estudos com a Unimed Foz do Iguaçu – que sentia a necessidade de ampliação de seu hospital para melhor atender seus cooperados.

A Construtora Baggio é uma marca que carrega o reconhecimento e a expertise em construções hospitalares de alta complexidade no Brasil. Há 40 anos iniciou sua atuação na engenharia civil brasileira e hoje conta com mais de três milhões de metros quadrados construídos em todo o país. Com amplo conhecimento do mercado e diferenciais únicos, a Construtora Baggio oferece estudo completo do projeto construtivo. Trata-se de uma construtora sólida, experiente e sinônimo de confiança no mercado.

A parceria entre Vita Village e Unimed teve um excelente início, com aprovação de 90% dos médicos cooperados, em assembleia, para a construção do novo hospital visando melhoria, evolução e um futuro da saúde melhor.

O atual Hospital da Unimed, hoje, possui 27 leitos e capacidade para atender todos os cooperados de Foz do Iguaçu. O novo Hospital da Unimed Foz do Iguaçu, no Bairro do Futuro, além de moderno, contará com até 60 leitos iniciais, dos quais 10 são de Unidade de Terapia Intensiva; e será estruturado de forma a possibilitar a sua ampliação.

Unimed e Vita Village assinam contrato
Diretor Presidente da Unimed Foz do Iguaçu, Dr. Isidoro Villamayor, Diretora Comercial da Construtora Baggio, Blanca Baggio e Gestor da Lote Grande Empreendimentos Imobiliários, Caetano Ferreira Filho. (Foto: Marcos Labanca)

A opção pela construção de um novo hospital se deu em virtude da necessidade de aprimorar o atendimento ao usuário e possibilitar a evolução da medicina na cidade de Foz do Iguaçu, a tornando apta a atender, inclusive, cooperados de cidades vizinhas, como Medianeira e São Miguel do Iguaçu.

Importante destacar que o sucesso e aceitação do hospital se deu, também, em virtude do estudo de viabilidade e do projeto inovador realizado pelo renomado arquiteto especialista em construção de hospitais, Lauro Miquelin, que atuará em parceria com o arquiteto José Teodoro – o nome à frente da Stadium Arquitetura, uma empresa consolidada e atuante na área de saúde em Foz do Iguaçu desde 1988.

Lauro Miquelin é sócio fundador da L+M, empresa que se dedica desde 1987 a acelerar a eficiência sistêmica nas etapas de design, construção, instalação de tecnologias e operação das organizações de saúde. Formado pela Faculdade de Urbanismo da Cidade de São Paulo, Especialista em Health Economics e PhD em Medical Building Design & Management pela Bristol University, autor do livro “Anatomia dos Edifícios Hospitalares”, 1992; e co-autor, com José Maria Orlando, de “UTIs Contemporâneas”, 2008. Lauro Miquelin já assinou mais de 140 hospitais por todo o Brasil, e trabalha para entregar o melhor estado possível de bem-estar ao custo que permita o maior número de usuários acessarem o sistema de saúde brasileiro.

Unimed e Vita Village assinam contrato
Assinatura do contrato entre a Unimed e Vita Village. (Foto: Marcos)

A Unimed Foz do Iguaçu tem sua atuação na cidade desde 1989, com a missão de prover soluções em saúde e assegurar a satisfação dos clientes, valorizando o trabalho dos médicos e colaboradores dentro dos princípios do cooperativismo e da sustentabilidade. Com uma história marcada por competência e pioneirismo, a Unimed Foz do Iguaçu está sempre em busca de novas técnicas e serviços para melhor atender seus pacientes. A construção de um novo hospital é mais uma grande conquista e passo marcante para o seu reconhecimento como referência em saúde no Oeste do Paraná

O Vita Village, além do impulso econômico local, instalará uma estação elevatória de esgoto, que permite bombear os efluentes sanitários, através de motobombas submersíveis, até a rede de coleta ou até a estação de tratamento mais próxima.

Para realmente alterar o conceito de loteamentos, proporcionando qualidade de vida e excelência urbana, não bastaria um tratamento diferenciado aos clientes, com serviços exclusivos pós-venda e proximidade humana, precisaríamos ofertar um produto inovador e na altura que Foz do Iguaçu merece. Sabíamos que isso fomentaria a economia local e da cidade e ainda despertará, na cultura de Foz, algo que hoje vimos um pouco carente: o regionalismo. Foz tem pessoas capacitadas, talentos únicos, é uma cidade maravilhosa, privilegiada, mas ainda pouco valorizada por seus cidadãos. O Vita Village vai incentivar as pessoas que acreditam em Foz do Iguaçu a investir aqui e a atrair ainda mais profissionais capacitados. Os empresários, estudantes, médicos e quaisquer cidadãos podem dar um passo à frente para tornar essa cidade referência em saúde, referência em turismo e referência em qualidade de vida urbana, basta nos unirmos e juntos lutarmos por uma cidade melhor! Foz está pronta para o futuro, Foz está pronta para o Bairro do Futuro”, finaliza Caetano.

Vita Village Foz
(Foto: Agência Levante)

Empresas parceiras do Bairro do Futuro

Endereço Vita Village: Avenida República Argentina, nº 7044, Foz do Iguaçu, Paraná

Site: www.lotegrande.com.br/vita-village

Instagram: @obairrodofuturo e @lotegrande.empreendimentos

WhatsApp: (45) 99981 0371

Formada em Jornalismo na UDC e pós-graduada em Relações Internacionais Contemporâneas na Unila, atualmente é jornalista da 100fronteiras e recentemente conquistou pela 100fronteiras o primeiro lugar no 1º Prêmio Faciap de Jornalismo.

Comentários

Deixe a sua opinião