Faltam poucos dias para o dia de votação das Eleições 2022!

A 100fronteiras, pensando nos eleitores de Foz do Iguaçu, priorizou o uso de sua plataforma para a conscientização sobre o processo eleitoral com a propagação de informação.

Com um número recorde de candidatos na cidade, considera-se a capacidade que o político tem de defender os nossos direitos como indivíduos – algo que vai além das bandeiras e ideologias.

As mulheres contabilizam a maior parte do eleitorado brasileiro (52,65%) em 2022, mas apenas 33% das candidaturas. Por esse motivo, o nosso portal entrou em contato com as candidatas de Foz e deu um espaço para que apresentassem suas propostas. Durante os próximos dias serão publicadas as respostas das candidatas.

Valentina do PT, candidata ao cargo de Deputada Federal

*As informações e respostas apresentadas abaixo seguem conforme exposto pela candidata e/ou por sua assessoria.

Perfil da candidata

Professora da rede municipal, aluna da UNILA, ativista social e produtora cultural. Aos 25 anos, Valentina quer representar a Juventude do Paraná no Congresso Nacional.

De que forma ingressou na política? Quais são as motivações por trás da candidatura?

Ingressei na política através do movimento estudantil. Por duas gestões fui presidente do grêmio estudantil do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, maior colégio estadual de Foz do Iguaçu. Lá vivenciei minha primeira experiência representando uma categoria. Fizemos história naqueles anos ao transformarmos de maneira direta nossa escola em um lugar melhor para os estudantes.

Defendemos direitos e debatemos a educação pública. Neste período fui eleita para representar a Juventude de Foz do Iguaçu em Brasília, na Conferência Nacional da Juventude, por lá debatemos as políticas públicas para as juventudes. Minha motivação hoje é a certeza de que Foz do Iguaçu precisa e merece mais da classe política. É urgente nossa cidade ter uma representante capaz de conectar Foz do Iguaçu e seus problemas ao Governo Federal.

Como suas ideologias políticas se alinham ao seu partido?

O Partido dos Trabalhadores é historicamente o partido que levou o negro e o pobre para dentro das universidades. É o partido político responsável por tirar o Brasil do Mapa da Fome. O PT é o partido que elegeu as primeiras mulheres em posições de poder. As primeiras senadoras, deputadas. A primeira presidente da nossa história. Sou mulher. Sou jovem, artista, trabalhadora, das lutas sindicais. É deste lugar, por acreditar no valor destas conquistas, que eu entendo que não exista partido político com maior representatividade às causas do povo brasileiro do que o PT.

De que forma a sua eleição poderia favorecer Foz do Iguaçu?

Foz do Iguaçu precisa ter uma deputada federal que represente as causas populares no Congresso Nacional. Com nossa atuação na Câmara dos Deputados, traremos a agenda política do país para dentro da nossa cidade, e, por consequência, para a tríplice fronteira em que vivemos.

Em Brasília, iremos trabalhar de forma intransigente em defesa da UNILA. Ao lado do presidente Lula, irei defender que o programa de retomada econômica atenda populações carentes em faixa de fronteira. Nós sabemos o quanto tem aumentado o número de pessoas em situação de rua nas principais esquinas de Foz do Iguaçu.

Ao passo que observamos a realização de obras estruturais, acompanhamos assustados o aumento desenfreado da pobreza e da miséria do povo iguaçuense.

Como deputada federal, quero fomentar a criação de novas oportunidades de emprego e renda na região a partir de ações que envolvam Educação, Cultura e Juventude. Para criar novas oportunidades e qualificar a mão de obra dos nossos jovens, irei defender mais vagas de ensino técnico, superior e profissionalizante.

A retomada do apoio de Itaipu para promoção de projetos sociais, culturais e esportivos, será prioridade do nosso mandato. O Plugado vai voltar. Isso faz sentido para quem foi adolescente em Foz do Iguaçu por volta de 2010. Promovido graças à gestão petista de Itaipu, através do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), milhares de jovens foram formados agentes culturais de suas comunidades.

Quais são as suas 3 principais propostas?

JUVENTUDE – Restabelecer a Secretaria Nacional da Juventude

EDUCAÇÃO – Lutar pela universalização do ensino, da pré-escola à universidade

CULTURA – Reconstruir o Ministério da Cultura

Mais sobre a candidata

Para saber mais sobre a candidata, verifique suas Redes Sociais.

Instagram | Facebook

Tem interesse em participar?

Para os candidatos de Foz do Iguaçu e região:

A 100fronteiras deixa o espaço aberto para os candidatos que quiserem expor suas propostas. Caso tenha interesse, entre em contato.

Veja também

Comentários

Deixe a sua opinião