Faltam poucos dias para o dia de votação das Eleições 2022!

A 100fronteiras, pensando nos eleitores de Foz do Iguaçu, priorizou o uso de sua plataforma para a conscientização sobre o processo eleitoral com a propagação de informação.

Com um número recorde de candidatos na cidade, considera-se a capacidade que o político tem de defender os nossos direitos como indivíduos – algo que vai além das bandeiras e ideologias.

As mulheres contabilizam a maior parte do eleitorado brasileiro (52,65%) em 2022, mas apenas 33% das candidaturas. Por esse motivo, o nosso portal entrou em contato com as candidatas de Foz e deu um espaço para que apresentassem suas propostas. Durante os próximos dias serão publicadas as respostas das candidatas.

Bibiana Orsi do Podemos, candidata ao cargo de Deputada Federal

*As informações e respostas apresentadas abaixo seguem conforme exposto pela candidata e/ou por sua assessoria.

Perfil da candidata

Candidata a Deputada Federal, Bibiana de Oliveira Orsi Silva (Bibiana Orsi) tem 42 anos e é natural de Passo Fundo – Rio Grande do Sul. É policial federal há 14 anos em Foz do Iguaçu, também é professora de Direito Constitucional, Administrativo e Penal.

De que forma ingressou na política? Quais são as motivações por trás da candidatura?

A minha maior motivação é a indignação com a corrupção que ao longo dos anos vem destruindo o nosso país, ceifando vidas e fazendo a sociedade sofrer tanto. Não há como o Brasil avançar sem a renovação no Congresso Nacional, porque é um sistema corrupto que se auto-sustenta, mantendo os mesmos canalhas roubando o país. Sou a favor da reforma política ampla e irrestrita, pelo fim do foro privilegiado e pela prisão quando o indivíduo é condenado em segunda instância. Também sou motivada pela necessidade de representação política da nossa região na Câmara Federal, pois hoje estamos abandonados à própria sorte, ainda que Itaipu, no Governo Bolsonaro, efetivamente é o que tem nos socorrido. Sou pela segurança pública, pelos direitos da mulher, defesa da causa animal, pelos valores da família e pelo crescimento econômico. 

Como suas ideologias políticas se alinham ao seu partido?

Em 2020 fui candidata a vice-prefeita na chapa junto com o Paulo Mac Donald, pleito em que obtivemos 51.595 votos. Eu estava no PP e o Paulo no Podemos. Após isso, recebi convite do Senador Álvaro Dias para ingressar no Podemos e aceitei. Percebendo nossa ideologia e linha de atuação, o próprio Senador me chamou e disse que eu preciso fazer parte do time dele que no Congresso Nacional integra o grupo de combate à corrupção. Esse é um dos pontos em que a ideologia do Podemos converge com a minha linha de atuação, além de que o partido incentiva muito a participação da mulher na política.     

De que forma a sua eleição poderia favorecer Foz do Iguaçu?

Como eu disse, o Oeste do Paraná tem uma carência absurda de representatividade na Câmara dos Deputados. Eu sempre falo: Somos um banco de saque de votos. Deputados tradicionais de Cascavel e de outras regiões até mais longe vêm aqui, fazem o discurso no ano eleitoral, sacam seus oito ou dez mil votos de Foz e vamos vê-los somente daqui a quatro anos novamente.

Representar bem e honrar os votos é o meu propósito. Me proponho a representar e temos que ter um time muito bom. Deputada federal representativa e deputados estaduais, pois Foz tem colégio eleitoral para termos mais de um deputado estadual e federal eleitos em nossa cidade. E logo, em breve, um melhor prefeito ou prefeita. Esse é o time. 

Quais são as suas 3 principais propostas?

As principais são de combate à corrupção, representação feminina, não só na política, mas na conquista de todos os seus direitos, segurança pública e desenvolvimento econômico para assegurar mais oportunidades.

Especificamente para a cidade de Foz do Iguaçu, proponho o aproveitamento da macrorregião fronteiriça com projetos de infraestrutura para o desenvolvimento das potencialidades como comércio de importação e exportação e serviços integrados, além da capacitação do turismo com reforma das aduanas, obras estruturais nos acessos à cidade na BR-277, a criação no Ministério do Turismo de um calendário turístico permanente para a região Oeste.

Mais sobre a candidata

Para saber mais sobre a candidata, verifique suas Redes Sociais.

Instagram | Facebook

Tem interesse em participar?

Para os candidatos de Foz do Iguaçu e região:

A 100fronteiras deixa o espaço aberto para os candidatos que quiserem expor suas propostas. Caso tenha interesse, entre em contato.

Comentários

Deixe a sua opinião