Professora e pesquisadora, Diana Araujo Pereira, é nomeada como nova reitora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Segundo o decreto publicado no Diário Oficial da União na última quarta-feira (14), ela vai cumprir um mandato de quatro anos, solidificando sua presença significativa no meio acadêmico.

Diana Araujo Pereira já possui uma trajetória na UNILA desde 2010, ela torna-se a segunda docente eleita pela comunidade universitária para assumir a posição de reitora. A data oficial de posse será posteriormente definida pelo Ministério da Educação.

Sua nomeação foi confirmada em uma sessão extraordinária do Conselho Universitário (CONSUN) em 19 de maio, onde a decisão foi tomada com base em uma consulta pública à comunidade acadêmica, que endossou a escolha de Diana.

A nova reitora é uma das docentes pioneiras da UNILA. Ela possui graduação, mestrado e doutorado em Língua e Literaturas Hispânicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde também realizou estudos de pós-doutorado até 2010.

Diana teve papel fundamental na criação dos primeiros cursos de graduação da UNILA e atualmente coordena o curso de Mediação Cultural – Artes e Letras e o mestrado Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos.

Seu vasto trabalho inclui atuação na coordenação do Centro Interdisciplinar de Letras e Artes, e do Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (ILAACH). Na área administrativa, Diana também liderou a Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais (PROINT) e o Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA).

Dedicada à pesquisa em Mediação cultural, poesia latino-americana, fronteiras e interculturalidade, a nova reitora da UNILA busca trazer uma visão inovadora para a instituição.