O Deputado Estadual Jorge Brand, conhecido como Goura, está em Foz do Iguaçu para cumprir alguns compromissos da agenda na cidade. Nesta quinta-feira ele participou de uma reunião com o Conselho de Meio Ambiente para ver a situação dos animais do Zoológico Bosque Guarani. Além disso, apresentaram a ele questões específicas da cidade, como o Plano Municipal da Mata Atlântica, uma lei municipal, e também sobre o Plano de Arborização de Foz do Iguaçu. “Vamos cobrar da Prefeitura e buscar um diálogo para ver em que fase está e ver como podemos ajudar”, destacou o Deputado.

Também teve uma reunião com a Associação Cannabis Sem Fronteiras (ACASF), isso porque ele é autor de um Projeto de Lei (Lei Pétala) na Assembleia que visa garantir o acesso a medicamentos a base de cannabis pelo SUS.

O motivo inicial da vinda era para uma audiência pública sobre o Lixo Zero, mas a audiência foi desmarcada. Mesmo assim ele manteve a visita a Foz e além desses compromissos, hoje, sexta-feira, visitou a Itaipu e PTI pela manhã e o Parque Nacional do Iguaçu com a equipe do ICMBIO na parte da tarde. E para fechar, neste sábado vai comandar uma pedalada e prática de yoga nas Cataratas do Iguaçu, um evento aberto ao público.

Saiba mais sobre o Deputado Estadual Goura

Nascido em Curitiba-PR, Goura começou a praticar yoga aos 16 anos e aos 18 anos fez uma viagem para a Índia para aprimorar o conhecimento. Lá ganhou o nome Goura Nataraj e desde então passou a ser conhecido por esse nome. 

Desde sempre a política fez parte da discussão da família. Cresceu nesse meio e via seus pais tendo uma postura muito crítica com relação a ditadura e as Diretas Já. Na adolescência descobriu que era antissistema e direcionou toda a sua revolta da adolescência para a contracultura.

Fez faculdade e hoje é mestre em filosofia e professor de yoga. Iniciou a revolução da bicicletada em Curitiba, um movimento organizado para fazer uma crítica sobre a falta de políticas públicas e segurança no trânsito para os ciclistas. De 2004 a 2014 o movimento transformou a realidade local e pautou a política. Nesse meio tempo, em 2008, ele liderou outro movimento cobrando dos candidatos nas eleições compromissos com relação ao ciclismo e pedestres. Isso lhe deu voz e o fez ficar conhecido, sendo que foi motivado a ir além do ativismo e entrar na política. Então em 2014 ele se candidatou para Deputado Federal. Não se elegeu, mas teve grande representatividade.

Depois, em 2015, foi trabalhar na Secretaria de Trânsito de Curitiba. Em apenas um ano, participou da criação das áreas e vias calmas da cidade, de dezenas de quilômetros de estrutura cicloviária e centenas de paraciclos. Em 2016, se candidatou para vereador de Curitiba e foi eleito. E em 2018 se elegeu para Deputado Estadual.

Defende as causas da mobilidade, meio ambiente, agricultura urbana, alimentação consciente, parto humanizado, cultura da paz, direitos humanos, acessibilidade e valorização dos serviços e servidores públicos. É líder do PDT na Assembleia e presidente da Comissão de Meio Ambiente, Ecologia e Proteção aos Animais.

“2018 foi um momento muito importante na minha vida, fui o único deputado de Curitiba que se elegeu. E com pautas assim”, destaca.

Atuação em Foz do Iguaçu

Como Deputado Estadual esteve em Foz do Iguaçu em 2019, pois fazendo parte da Comissão de Meio Ambiente acredita que a cidade de Foz precisa estar incluída nas discussões, pois ela sempre foi um destaque por abrigar o Parque Nacional do Iguaçu e ter esse encontro de rios, fronteiras e culturas. “A política é muito fechada, sem o envolvimento das universidades, pesquisadores e população em geral, mas eu acho que existe algo deliberado nesse sentido, o sistema político não quer na sua grande maioria se abrir para essa desconstrução. Mas eu vejo que é importante a comunidade participar e a cidade de Foz tem um destaque e merece ser muito mais olhada pela Assembleia”.

Ele destaca que Foz é o palco de muita coisa, em especial, o PNI e a luta pela integridade do Parque. Isso inclui as discussões relacionadas a abertura da Estrada do Colono da qual ele se posiciona de forma contrária.   

Trecho da entrevista.

“Eu sempre fui muito inquieto e sempre tive essa vontade de não me conformar com o estado das coisas. E vejo que é um ambiente que podemos promover a mudança, porque se queremos uma cidade melhor para viver temos que nos envolver na política, no ativismo, temos que lutar pelas coisas que acreditamos. Vejo que se as pessoas não se engajarem ativamente na política, vamos continuar tendo o mesmo resultado, porque outros vão decidir por nós aquilo que poderíamos decidir. Tem muitos desafios, o Paraná é um estado com oportunidades incríveis, com uma natureza muito presente, um litoral fantástico. Continuaremos trabalhando”.

Deputado estadual goura
Espaço Publicitário