Há 20 anos os fiéis, moradores da região e turistas esperam ansiosamente pela inauguração da Catedral Nossa Senhora de Guadalupe em Foz do Iguaçu, o símbolo da fé católica e também um ponto turístico da Tríplice Fronteira. E essa espera terá fim no dia 03 de dezembro de 2023 (domingo), quando o Bispo Dom Sérgio de Deus fará o rito de dedicação da Catedral, onde acontece a aspersão da água benta, as unções do altar e das paredes no edifício, a incensação, a deposição das relíquias no altar, a iluminação e o rito da Palavra e da Eucaristia.

Esse evento será aberto ao público e para a preparação deste momento tão importante, no dia 16 de outubro os padres irão ministrar uma formação sobre o rito da dedicação.

Show com Frei Gilson

Na semana seguinte, nos dias 08 e 09 de dezembro, o Frei Gilson, cantor, compositor e sacerdote da Igreja Católica, estará em Foz do Iguaçu, pela primeira vez, para ministrar uma missa e também realizar um show na Praça da Paz.

Frei Gilson

Conforme ele anunciou em suas redes sociais recentemente, no dia 08 de dezembro estará celebrando a missa da Imaculada Conceição, às 19h30. No dia 09 começará o dia com o Rosário, às 07h da manhã; já às 9h30 fará uma pregação e às 20h fará um show na Praça da Paz. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

“O Bispo Dom Sérgio, que me convidou, perguntou se eu quero conhecer as Cataratas do Iguaçu, eu acho tão bonito, até agora só vi pela televisão”, comentou Frei Gilson.

Obra da Catedral Nossa Senhora de Guadalupe

Instalada em um dos pontos mais altos da cidade, em 23 de junho de 2003 foi lançada a pedra fundamental dessa grandiosa obra, desenvolvida pelo arquiteto Emilio Benvenuto Zanon, que teve início em maio de 2004. Um ano após o começo da construção, o local já abrigava um pequeno oratório em honra à Nossa Senhora de Guadalupe, chamado de “ermida” e que passou a receber os fiéis. 

A partir de 2010 a Catedral ganhou forma, podendo ser vista a quilômetros de distância da Vila A, devido ao seu telhado que se evidencia no meio arquitetônico. Em 2013 foi concluída a casa paroquial e, no ano seguinte, a secretaria. Já a Capela do Santíssimo, que tem capacidade para 120 pessoas, ficou pronta em 2015. No ano de 2016 foi concluída a cripta, um espaço destinado ao sepultamento dos sacerdotes e bispos. 

Catedral da Vila A
Foto: Felipe Provin

A sala de recepção para os turistas e a segunda parede da nave foram entregues em 2018. Em 2019 foi feito o reparo no telhado e em 2020 foi concluído o contrapiso da nave, o nivelamento do piso e divisória de gesso, além da finalização do mezanino e a estrutura das janelas inferiores da nave.

Após isso os vitrais foram instalados, dando uma beleza única à Catedral. Atualmente a obra está em fase final. Os bancos já chegaram e segundo a secretaria da Catedral estão trabalhando nos últimos detalhes da obra, como refrigeração, pintura, e instalação dos móveis litúrgicos para deixar tudo pronto para o grande dia da inauguração no início de dezembro.