Marcel Proust é considerado um dos maiores escritores do século XX e nasceu na cidade de Auteuil, Paris, em 10 de julho de 1871.

Os primeiros textos de Proust – pequenos relatos e poemas em prosa – foram reunidos com prefácio de Anatole France sob o título de Les plaisirs et le jours (O prazer e os dias), em 1896, e valeram-lhe a reputação de mundano.

Sua obra-prima, “Em busca do tempo perdido”, é um conjunto de sete novelas e é amplamente reconhecida como uma das grandes obras da literatura moderna.

O romance é uma obra grandiosa, composta por sete volumes e 2.800 páginas. Tão extenso é o livro, que o centenário de sua publicação iniciou-se em 2013 e apenas será concluído em 2027, quando o último volume fará cem anos desde sua primeira edição póstuma, em 1927.

Para homenagear Proust pelo centenário de sua morte em 2022, suas obras completas foram reeditadas com interpretações e comentários.

As 100 Palavras de Proust

Um guia valioso para quem já leu “Em busca do tempo perdido” e deixou escapar detalhes que não foram percebidos de primeira ou para aqueles que desejam se aventurar em sua leitura é “As 100 Palavras de Proust”.

“O leitor irá descobrir através dos verbetes, possivelmente muita coisa que não se deram conta no momento da leitura e terão muita vontade de reler a obra. Praias, ciúmes, amores, relações homossexuais, o livro posiciona muito cada uma dessas palavras. Por exemplo, o verbete filosofia explica de que maneira a filosofia aparece na obra de Prost.”

Maria Celia Furtado. Editora Degustar.
Foto: Lamberto Scipioni

O livro é uma edição recém lançada pela Editora Degustar, com autoria de Michel Erman, professor da Universidade da Borgonha e grande especialista na obra e vida de Proust. J. M. Bertolote contribui com uma digníssimas introdução e notas.

Segundo Erman, a obra de Marcel Proust nos ensina que o tempo perdido só pode ser reencontrado através das palavras.

É um incentivo para aqueles que não leram mergulhar na obra “Em busca do tempo perdido” e usufruir todo o prazer que ela pode proporcionar.

Veja também

Comentários

Deixe a sua opinião