Anúncio Publicitário.

O inglês e o espanhol, estão em toda parte. E, na Tríplice fronteira não é diferente. Rodeados por dois países que falam o espanhol, a obrigatoriedade do Inglês e Espanhol nas escolas de Foz será benéfica. A aprendizagem de uma nova língua é excelente para a vida social e profissional.

Em Foz do Iguaçu, a Lei nº 5.215 foi sancionada pelo prefeito atual Chico Brasileiro no dia 15 de março. Logo, a legislação tornou obrigatória a implantação dos componentes curriculares de inglês e espanhol nas escolas municipais.

Segundo a lei, os dois idiomas serão obrigatoriamente ofertados como atividade extraecurricular e farão parte da matriz curricular nas escolas de período integral. O planejamento e as formações continuadas dos profissionais serão cargo da Secretaria da Educação.

Na prática, como as aulas de inglês e espanhol estão funcionando?

Mais de 5 mil alunos já participam do ensino das línguas. Todos os alunos dos 5º anos das 50 escolas possuem aulas de inglês no contraturno escolar.

Para as crianças do 4º ano das três escolas de período integral, o inglês também é ofertado. Já o espanhol, idioma dos nossos vizinhos de fronteira, será ensinado para os alunos de 1º a 3º ano nas escolas de tempo integral: Gabriela Mistral, Jardim Naipi e Parigot de Souza e no CEB Érico Veríssimo.

As aulas de ingles e espanhol nas escolas de Foz tem parceria com as duas universidades públicas da cidade, a Unila e a Unioeste.

O que a lei muda para as próximas gestões?

Desde o ano passado, as aulas de inglês e espanhol já são ofertadas em Foz do Iguaçu. Mas, a lei veio para que os próximos líderes da cidade tenham essa obrigação e continuem o ensino dos idiomas.

Adnan El Sayed, vereador de Foz do Iguaçu, afirma a importância de ter institucionalizado essa iniciativa.

“É um sonho antigo de todos nós e que se concretiza aos poucos. Com essa institucionalização, o projeto será mantido no futuro. Qualquer prefeito deverá manter o ensino do inglês e do espanhol”

Espaço Publicitário