O 5g chegou no Sul com a promessa de ser uma rede de cobertura móvel mais rápida e prática. Entretanto, a instalação da rede se limita nos grandes centros e a instabilidade do 5G deixa pessoas que passam muito tempo nas estradas na mão, o que é um problema na segurança das rodovias.
Segundo a Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, somente 4,32% do território do Brasil possui 3G. A porcentagem do 4G é um pouco maior, com 12,45%. Logo, o 5g surge com o intuito de melhorar a estabilidade comunicativa, assim como acelerar a velocidade no envio de arquivos e downloads. Mas, nas estradas, o sinal é precário.
Como o 5g influencia no transporte de cargas?
Segundo Eduardo Ghelere, diretor executivo da Ghelere Transportes, o 5g traz muita esperança.
“A mudança é que vamos conseguir trafegar com dados mais altos e automaticamente conseguiremos ver a câmera em tempo real nos caminhões. Hoje conseguimos ver com o 4G, mas é ruim. Não há uma revolução, é só uma melhoria que vai dar um passo a mais no tráfego de dados”.
Entenda como isso afeta a segurança nas estradas
Ter acesso ao um bom sinal de 5g na cidade é bom, mas não se pode esquecer de quem está nas rodovias. Além de quem trabalha nas estradas, esse caminho é percorrido por quem está viajando a trabalho ou indo passear. E, estar sem sinal em uma emergência, é preocupante.
Os caminhoneiros precisam de uma comunicação pelo celular eficaz, uma vez que o monitoramento do veículo através do rastreador garante a segurança no setor do transporte.
Ghelere afirma “Não adianta ter o 5G nos grandes centros, se para o nosso setor não impacta tanto quanto ter o 3G na beira da pista. Temos um caminhão que raramente quebra, mas se acontece é no fim de semana, onde o celular não tem sinal e o motorista precisa andar um quilômetro para falar que o veículo quebrou. Sabemos que ele está parado, mas não sabemos se ele está na beira da pista ou num posto de gasolina.”
Para os aparelhos de rastreio funcionarem, eles precisam de uma conexão mínima 3g para monitorar a carga e garantir a segurança do transportador. Não ter acesso ao sinal para pedir ajuda em casos de emergência é preocupante para caminhões e veículos menores em casos de acidentes e falhas mecânicas.
Há a previsão da instalação do sinal 5g nas estradas, mas sem data e muitos detalhes divulgados. O investimento nesse setor é necessário para assegurar a segurança nas estradas.