Explorar a Tríplice Fronteira a partir de Foz do Iguaçu é uma experiência única. Você tem a chance de visitar a Argentina e o Paraguai sem grandes deslocamentos. Contudo, para que esta aventura seja um sucesso, é fundamental ter os documentos obrigatórios pessoais em dia.

Publicidade

Pensando nisso, elaboramos um guia com os principais documentos que você deve ter em mãos para conhecer esses países vizinhos. Vamos lá:

Argentina, lá vou eu!

Se você está em Foz do Iguaçu e planeja uma visita a Puerto Iguazú, na Argentina, para fazer compras, apreciar pontos turísticos e saborear a gastronomia local, o acesso é pela aduana. Portanto, esteja preparado para apresentar seus documentos pessoais, seja viajando de carro, ônibus ou a pé.

A Carteira de Identidade (RG) é um item indispensável e precisa estar atualizada, com no máximo 10 anos de emissão. Se a sua RG ainda traz aquela foto antiga de sua infância, é aconselhável atualizá-la para evitar problemas na aduana.

Além do RG, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o passaporte também são aceitos. Entretanto, o RG é o documento mais solicitado e, por isso, deve estar sempre à mão.

Infelizmente, não é permitido usar a CNH ou a Carteira Funcional como documento de viagem para a Argentina. O acordo do Mercosul inclui apenas o RG e o Passaporte como documentos válidos para circulação de cidadãos entre os países membros.

No guichê de acesso, você também precisará informar seu destino e o tempo de permanência previsto. Para os viajantes de carro que desejam prolongar o passeio, é importante contar com a Carta Verde, que é o Seguro Obrigatório para veículos com placa do Brasil circularem nos países do Mercosul (Argentina, Uruguai e Paraguai).

Viajando de carro pela Argentina: quais os documentos obrigatórios?

Se você vai explorar a Argentina de carro, moto ou motorhome, além dos documentos mencionados, deve portar:

Publicidade
  • CNH válida, emitida no Brasil;
  • Original do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Se o veículo não estiver no seu nome, o proprietário precisa assinar uma autorização e registrá-la em cartório;
  • Seguro Carta Verde.

Indo para o Paraguai? Leve os documentos obrigatórios

Apesar da aduana paraguaia não ser tão restrita quanto a da Argentina, estar portando os documentos pessoais é obrigatório para quem deseja entrar no Paraguai e fazer compras em Ciudad del Este. Entre a obrigatoriedade dos documentos estão:

  • Carteira de Identidade (RG) atualizada, com no máximo 10 anos.
  • Carteira de motorista, se for entrar de carro.
  • E se for viajar para além de Ciudad del Este, é necessário ter a Carta Verde.

Além disso, você pode tirar as principais dúvidas nos Consulados.

Consulado da Argentina em Foz

  • Endereço: Rua Dom Pedro II, nº 259.
  • Horário de funcionamento: Das 10h às 15h de segunda a sexta

Consulado do Paraguai em Foz

  • Endereço: Rua Marechal Deodoro, nº 901
  • Telefone: (45) 3523-9212
  • Horário de funcionamento: Das 08h30h às 17h de segunda a sexta

Lembre-se, estar com a documentação em ordem é o primeiro passo para garantir uma viagem tranquila e aproveitar ao máximo tudo o que a Tríplice Fronteira tem a oferecer!

Embora o Mercosul facilite a entrada nos países vizinhos, é importante estar sempre com seus documentos.

Dicas extra

Em caso de emergência, como perda ou roubo de um passaporte, ter cópias de todos os seus documentos importantes pode ser extremamente útil. Isso pode acelerar o processo de obtenção de um novo passaporte ou de outras identificações necessárias.

É altamente recomendável contratar um seguro de viagem. Esse seguro, que custa a partir de R$ 100 e cobre uma viagem de 12 a 15 dias, protegerá você financeiramente de imprevistos, como necessidade de atendimento médico ou hospitalar, extravio de bagagem, atraso de voo, atendimento odontológico e até em caso de morte ou invalidez permanente por acidente.

Vale lembrar que o seguro viagem é diferente do seguro Carta Verde. Se você quiser saber mais sobre isso, acesse a matéria onde você irá entender o seguro que te permite dirigir na Tríplice Fronteira.

Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião