Se você deseja viajar de carro na Argentina, Paraguai e Uruguai, essa matéria vai te ajudar. Muito conhecida entre os moradores da Tríplice Fronteira, a Carta Verde ainda gera dúvidas nos turistas.
O que é Carta Verde?
A Carta Verde é um seguro de porte obrigatório de responsabilidade civil de danos materiais e corporais para todos os veículos de uso particular ou aluguel ( veículos de locadoras) em viagem internacional nos países do Mercosul. São eles, Brasil, Paraguai, Argentina e o Uruguai.
O Seguro Carta Verde é comercializado por seguradoras que tenham convênios com outras seguradoras no Mercosul.

Com 40 anos de experiência em Carta Verde, o corretor de seguros Delmir Antonio Barp responde as principais questões sobre o documento.
”Hoje muitas seguradoras fornecem gratuitamente o Carta verde para quem faz o seguro total do veículo. Em uma viagem, você pode contratar o seguro somente nos dias que irá ficar no país.”, disse o corretor.
Para os turistas, normalmente com um veículo alugado, vale mais a pena contratar o serviço a curto prazo. Assim, o valor vai depender da quantidade de dias visitando o país.
Quais são os valores das indenizações?
As coberturas mínimas exigidas no Carta Verde são:
- Danos Materiais a Terceiros: 20.000,00 U$$ – Com um limite máximo de 40.000,00 U$$ por evento.
- Danos Corporais a Terceiros: 40.000,00 U$$ – Com um limite máximo de 200.000,00 U$$ por evento.
”Sempre que uma pessoa se envolve em um acidente fora do seu país de origem, ela tem que informar a seguradora do seu país e solicitar que a outra parte envolvida procure a seguradora conveniada naquele país para fazer a reclamação dos seus prejuízos, desde que o segurado seja culpado.”, disse Delmir Barp.
Corretor de Seguros
É preciso ter o documento impresso?
Sim, o Carta Verde é de porte obrigatório, ou seja, tem que estar dentro do veículo.
”Quando for entrar nas aduanas ou em uma fiscalização de trânsito, o Carta Verde pode ser solicitado. Se não tiver com o documento, além de você pagar uma multa, seu veículo será retido”, enfatiza Barp.
E realmente funciona?
Com quatro décadas de vivências com a Carta Verde, o corretor de seguros Delmir conta que ter o seguro poupa dores de cabeça.
”Tenho sempre sinistro ocorridos no Mercosul com clientes de minha corretora e eles mesmo nos falam que se não fosse esse Seguro, eles teriam muitos prejuízos e dor de cabeça pra sair do país.”, diz o corretor.
Carta Azul, quem precisa ter?
Existe outro seguro que se chama Carta Azul, ou RCTR-VI ( Responsabilidade Civil do Transportador em Viagem Internacional), também de porte obrigatório, mas esse somente é destinado para veículos de placa vermelha de uso comercial.
Esse Seguro tem coberturas diferenciadas do Carta Verde, uma vez que é para caminhões, ônibus, táxis e veículos de turismo.