O 100fronteiras.com é um portal dedicado ao jornalismo local na Tríplice Fronteira. Com mais de 18 anos de experiência, promovemos conexão e informação relevante para a comunidade das regiões do Argentina, Brasil e Paraguai.
Neste final de semana, foi realizado o “Startup Weekend Turismo CDE 2023” um evento que reuniu designers, desenvolvedores e empreendedores para desenvolver ideias e criar novos empreendimentos voltados para o turismo.
O evento iniciou na sexta-feira (26) e foi concluído no final deste domingo, reuniu mais de 80 participantes ambiciosos para transformar a indústria do turismo por meio do desenvolvimento de ideias e projetos inovadores. O Startup Weekend Turismo foi realizado no Centro Cultural Mangoré em Ciudad del Este.
Centro Cultural Mangoré em Ciudad del Este. Foto: Denys Grellmann.
“Estamos observando uma forte presença de jovens profissionais demonstrando interesse em fomentar o setor do turismo. O mesmo interesse também tem sido ampliado entre profissionais de diversas outras áreas, incentivando-os a vincular seus respectivos projetos ao universo turístico. Por isso, a formação de equipes multidisciplinares se fez tão essencial, no evento, tivemos a presença marcante de empresários, profissionais da indústria do turismo, comunicação, entre outros setores. Esse mix de conhecimento e a troca de experiências resultaram em uma ótima sinergia. É de extrema importância para nós fortalecer a comunidade e acreditamos que o nosso evento atingiu com êxito este objetivo.”
Diz Liliana Flores de la División de Turismo e Historia de Ciudad del Este.
Liliana Flores.
Durante o final de semana, os participantes formaram 11 equipes e trabalharam arduamente no desenvolvimento de seus projetos, orientados por especialistas e mentores de diversos setores. No domingo, cada equipe apresentou seu pitch final para um painel distinto de jurados, que avaliaram e classificaram os projetos, entre os jurados estava Denys Grellmann representando o Grupo 100fronteiras.
“Atuar como jurado em um evento tão grandioso, onde as equipes se empenharam profundamente, foi uma experiência enriquecedora. Os participantes dedicaram dias à busca de soluções inovadoras para o turismo, e foi realmente revigorante ver tantos jovens paraguaios engajados nesse propósito. Essa vivência só reforça a força e a potencialidade da nossa Tríplice Fronteira. Me senti honrado com essa convocação e, sempre que nossos irmãos me chamarem, estarei pronto para contribuir e estar presente.”
diz denys grellmann, publisher do grupo 100fronteiras.
1º lugar O projeto que levou o prêmio de 3.000.000 guaranis e pacotes de branding, horas de mentoria, hospedagem completa e ilimitada, foi o projeto “Beexperience”, uma proposta que busca oferecer experiências únicas em destinos turísticos.
2º lugar O projeto “Gestrip” ficou em 2 lugar, uma solução inovadora para a gestão de reservas hoteleiras, que ganhou reconhecimento pela excelência.
Equipe ganhadora.
3º lugar Em terceiro lugar ficou “Tourx”, uma plataforma de experiências turísticas personalizadas, enquanto o segundo lugar foi para “Minder Travel”, um aplicativo móvel para o setor de turismo rural.
Entre os jurados que avaliaram os projetos estavam personalidades destacadas do setor turístico e empreendedor:
Cinthia Romberg: Secretária de Indústria, Comércio e Turismo do Governo do Alto Paraná.
Ariel Villar: Coordenador da Câmara Técnica da Codeleste.
Andre Alliana: Secretário de Turismo e Projetos Estratégicos da Prefeitura de Foz de Iguaçu.
Leandro Villa: Presidente da Associação de Bares e Restaurantes ASOBARES.
Adalid Monzón: Diretora de Comunicação da Prefeitura de CDE.
Cesar Vergara: Presidente da Associação Hoteleira ASHOTEL.
Denys Grellman: Jornalista, editor e Publisher da revista 100fronteiras.
Edgar Ortellado: Direção Nacional de Empreendedorismo da DINAEM.
Um representante da Assessoria Turística da Itaipu Binacional.
O Startup Weekend Turismo CDE 2023 deixou uma marca significativa na comunidade empreendedora e turística de Ciudad del Este e seus arredores. O evento foi realizado com a colaboração de empresas locais, mentores voluntários e o apoio da Itaipu Binacional, do Governo do Alto Paraná e da Prefeitura de Ciudad del Este.