O 100fronteiras.com é um portal dedicado ao jornalismo local na Tríplice Fronteira. Com mais de 18 anos de experiência, promovemos conexão e informação relevante para a comunidade das regiões do Argentina, Brasil e Paraguai.
Que lugar mágico a fronteira. Nos permite sonhar e encantar. Ser fronterizos é estar em muitos lugares, de aqui e de lá. A fronteira é sonhar que podemos atravessar mesmo com a burocracia do lugar.
Quando vamos a Puerto Iguaçu reclamamos das filas do lugar, muito trânsito para cruzar. Mas a beleza de Puerto é tão charmosa que fazemos questão de esperar. Em Puerto temos a ferinha de vinhos, alfajores e tudo mais, cada vez mais moderna e atual. Nos restaurantes do local, encontramos as carnes de melhores qualidades e muito espetacular.
Em Cidade del Este temos as chipas, diversidade de comida e muita coisa para comprar. Também tem muita fila no lugar, as vezes melhor cruzar pela ponte para chegar. Em Foz do Iguaçu, temos tudo e muito mais. Comidas de muito países, diversão em todo lugar e uma hospitalidade sem igual. Que será que tem a fronteira que é tão especial? Será que é o aroma do lugar?
Perfumes aqui não faltam, tem em todo lugar. Será que é a diversidade? Presente em todas as universidades públicas da cidade, com trocas de aprendizados e festas de todo lugar. O certo é que aqui as culturas convergem e exaltam a beleza das três cidades com as características próprias de cada pais.
As línguas se misturam e formam idiomas oficiais e inventados na troca cotidiana de uma fronte(I)ra muito singular. Já pensou poder estar no mesmo dia em três países diferentes? Só a fronteira para te proporcionar a experiência do vivenciar.
Foto: Jorgelina Tallei.
Quando era pequena, sonhava com poder brincar em todas as línguas e juegos de Paraguai, aqui a fronteira me permite esse olhar. Esta cidade tão potente com muitas possibilidades, todos os dias nos mostra um novo olhar. É importante poder vivenciar a experiência de estar em três países, de falar muitas línguas e até brincar com elas, pois é nessa diversidade que aprendemos sobre nós mesmos e toda nossa identidade.
Aqui, nesta fronte(I)ra aprendi muito sobre a história, cultura e arte das regiões deste país, mas também sobre a fronteira que tanto tem a nos ensinar, pois a fronteira não dividi nem separa, ela nos possibilita pensar na palavra integração desde um outro olhar.
Atravessar a fronte(i)raFoz do Iguaçu é minha cidade, escolhi ela para morar, tem coração de Argentina e aroma do Paraguai, todo junto e misturado parece sempre me lembrar: a fronteira é de todos pois aqui sempre temos lugar.
Relacionado
Jorgelina Tallei
É Doutora em Educação (FaE) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Possui Licenciatura em Letras pela Universidad Nacional de Rosario (2003), Mestrado em Letras - Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-Americana pela Universidade de São Paulo (2010) e Mestrado Profissionalizante na Área de Novas Tecnologias, pelo Instituto Universitario de Posgrado (Espanha). Atualmente é Professora de Língua Espanhola como língua adicional na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) no Ciclo Comum de Estudos. Tem interesse nas áreas de ensino de espanhol, fronteira e interculturalidade e línguas em contato.