As eleições em Ciudad del Este para prefeito acontece no segundo fim de semana de outubro, no domingo dia 10.

Publicidade

Na cidade vizinha, 13 candidatos de diferentes grupos políticos disputam o cargo de prefeito. Já para a Câmara Municipal, 30 candidatos foram registrados.

No ano passado, devido a pandemia da covid-19, as eleições foram suspensas, permitindo que as autoridades prorrogassem os mandatos por 1 ano.

Essas eleições vão dar aos eleitores duas opções: a primeira é que novos candidatos apareçam e a segunda são os políticos que já foram eleitos, conhecido como “rekutu”.

Quem pode votar no Paraguai

No Paraguai, poderão votar os cidadãos paraguaios residentes no país, e que tenham completado 18 anos. Os cidadão são eleitores e elegíveis, sem outras restrições.

Publicidade

E os estrangeiros com residência permanente terão os mesmos direitos nas eleições municipais. No Cadastro Nacional, 83.951 estrangeiros estão autorizados a votar.

Para ser prefeito no Paraguai, é necessário ser cidadão paraguaio, maior de 25 anos, precisa ser natural do município ou residente nela no mínimo 5 anos.

Para saber o local onde você vota, acesse o link https://padron.tsje.gov.py/.

Publicidade

Candidatos a prefeito em Ciudad del Este

De acordo com o portal paraguaio ABC News, o deputado Ulises Rolando Quintana Maldonado formalizou a sua candidatura como representante do Partido Colorado, assim como o sindicalista Iván Alipio Franco pelo PLRA.

Já o ex-prefeito Miguel Prieto Vallejos registrou a sua candidatura à luta pelo rekutu no movimento da Consciência Democrática Esteña. Enquanto que o ex-chefe de Gabinete do Alto Paraná, Jossé María Ayala Cambra se alistou no partido Patria Querida.

A advogada Tereza Assunción Ozorio Amarilla se inscreveu como representante do Partido Democrata Cristão e o empresário Georginio Rojas Borja como candidato pelo partido Juventude.

O oficial do porto José Ramón Martinez Molinas é candidato do Movimento de Reconciliação Nacional do Leste. Enquanto o Partido UNACE nomeia o engenheiro Francisco Franco Medina.

Também estão inscritos os seguintes candidatos: Nestor Vidal Gómez Núñez, do Partido Socialista Democrático Herdeiros; Alejandro López Arrúa (60), do Partido Nacional Unamonos; Adalberto Bareiro Acuña (44), do Movimento Politico United We Can: Yudith María Jiménez Servin (33), do Juntos Para Ganar; Nelson Francisco Ledesma Valenzuela (56), da Frente Guasú.

Anúncio Publicitário

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião