Após ficar mais de sete meses desativado devido a pandemia provocada pelo Covid-19, a reabertura do Complexo Turístico de Itaipu, lado paraguaio, ocorre seguindo o protocolo sanitário imposto pelo Ministério de Saúde Pública e Previdência Social.

O único ponto turístico habilitado até então era o Parque Linear, aberto desde o último dia 16 de setembro. Rogerio Sallabery, Assessor de Turismo de Itaipu, ressalta que a partir de novembro serão acrescentados outros locais, sendo eles:  a Costanera de Hernandarias, o Museu Itaipu Tierra Guaraní, a Maquete Reduzida da Barragem, visitas turísticas à hidrelétrica e à Reserva Natural Tatí Yupí.

Museu Itaipu Tierra Guaraní. Foto: Itaipu PY.

Segundo Rogerio, enquanto as portas estavam fechadas, algumas obras foram realizadas para oferecer e melhorar os serviços do complexo turístico aos visitantes.

“Não serão habilitados os espaços comuns, como os setores infantis, os bebedouros e os aparelhos de ginástica, isso para evitar o contágio e também para que tenhamos locais seguros de lazer para a população”.

-Rogerio Sallabery

Restrições no Complexo

O número de pessoas que entrarão nos locais habilitados será restrito, para evitar multidões e possíveis infecções por coronavírus. A princípio, a Costanera permitirá a entrada de até 500 pessoas por hora, enquanto o complexo Tatí Yupí poderá receber até 100 pessoas por dia.

O museu Tierra Guaraní poderá receber 10 pessoas para cada passeio; já na visita turística à hidrelétrica será para grupos de 50 pessoas por hora, enquanto o Parque Linear pode receber até 300 pessoas a cada 60 minutos.

Horários

O acesso à Costanera de Hernandarias e ao Parque Lineal será de segunda a domingo, das 08h00 às 21h00. 

A Reserva Natural Tatí Yupí receberá visitantes de terça a domingo, das 8h30 às 11h45 e das 13h às 14h30.

Já o Museu Itaipu Tierra Guaraní e a Maquete Reduzida da Barragem estarão habilitados para visitação, de terça a domingo, com horários de passeios em grupo para evitar aglomerações, a partir das 09:00, 10:00, 11:00, 13: 15 e 14:15.

O passeio para conhecer a hidrelétrica está marcado para as 09h00, 10h00, 10h30, 13h10 e 13h30.

Normas para visitar o Complexo Turístico de Itaipu

Usar mascarás, respeitar o distanciamento físico e as medidas sanitárias como lavar as mãos; passar por medição de temperatura. Além disso, os visitantes terão que preencher um formulário com os dados, conforme indicado pelo protocolo de saúde estabelecido.

Reservas

Todas as visitas serão realizadas com reserva prévia, exceto para o acesso à Costanera de Hernandarias e ao Parque Linear.

Os futuros visitantes deverão entrar em contato com os telefones 061 599-8040 / 8094, ou através do e-mail: cturistico@itaipu.gov.br.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião