Anúncio Publicitário.

No dia 15 de maio de 1811 foi declarada a independência do Paraguai, após uma revolução pacífica que durou dois dias (14 e 15 de maio). Liderada pelos militares Pedro Juan Caballero e Fulgencio Yegros, a data é de extrema importância para o Paraguai. Além disso, no dia 15 é comemorado também o Dia das Mães no Paraguai.

Geralmente, os paraguaios aproveitam os dois dias para celebrar ambos os dias especiais, fazendo festa, viajando ou descansando. Porém com a pandemia, muitos vão tentar aproveitar a data para continuar trabalhando, com o objetivo de minimizar um pouco a crise que o país tem passado.

Independência do Paraguai

A região conhecida hoje como Paraguai foi descoberta em 1515 por Juan Diaz de Solis, e foi colonizada por espanhóis, que criaram vilas e fundaram a cidade de Assunção, que hoje é uma das principais cidades do país.

Na mesma época da Argentina, que começou a guerra pela sua independência um ano antes do que Paraguai, em 1810, o país seguiu os passos da Argentina e começou a proclamação pela sua independência no dia 14 de maio.

Comemoração do dia da Independência do Paraguai pela 100fronteiras: Foto: 100fronteiras

O processo de independência do Paraguai foi pacífico pois nenhuma gota de sangue foi derramada. Quando cerca de 80 soldados com canhões apareceram na casa do governador, ele simplesmente cedeu a independência. 

Após a declaração de independência, o Paraguai elegeu então seus primeiros representantes em 17 de junho do mesmo ano. O país também ficou isolado das outras nações sul-americanas por um tempo, porém em setembro de 1840, com a morte do ditador José Gaspar Rodríguez Francia, o novo governador Carlos Antonio López promoveu a industrialização no Paraguai, ajudando em seu progresso.

Dia das mães no Paraguai

Essa data tão importante é comemorada no dia 15 de maio no Paraguai, ao mesmo dia da celebração da independência do país. Isso acontece pois a história da identidade paraguaia está inteiramente ligada às mulheres do país.

As mulheres, e em especial as mães, foram protagonistas na independência do Paraguai, elas foram defensoras da pátria durante a invasão e ajudaram na construção do país depois da terrível guerra contra a Tríplice Aliança, e ainda são as disseminadoras do idioma origial do país, o guarani.

Em prol do reconhecimento da mulher e da mãe na história do Paraguai, o dia das mães no país foi escolhido para ser no dia 15 de maio, junto com o dia em que é celebrado a independência do país.

Espaço Publicitário