Gostaria de começar esta matéria falando que duas pessoas nascidas em Foz do Iguaçu criaram uma empresa inspirada aqui e transformaram-se nos mais novos ricos do país. Este ainda não é o caso – não pela parte dos milhões de reais, mas é justo dizer que é um bom começo, ainda mais tendo em vista todo o sentido ecológico e sustentável que o empreendimento deles representa.

Primeiro vamos entender que história é essa de Forbes. Os sócios Anderson Gasparin e Rafael Kissel – idealizadores e proprietários da marca Silicup – foram aprovados em um processo seletivo chamado Forbes Pitch.

O Forbes Pitch é um programa criado pela Forbes Brasil para divulgar gratuitamente os serviços de pequenos e médios empresários por meio dos Stories no Instagram da @forbesbr.

No Instagram @Forbesbr

Rafael conta que a equipe de marketing da Silicup avisou sobre a promoção da Forbes de “transformar a crise em oportunidade”, então fizeram um brainstorming, tendo exatos 15 segundos e um vídeo para apresentar o produto “igual quando as pessoas vão no programa Shark Tank”, conta Kissel.

Para a surpresa – ou nem tanto – dos sonhadores, pois o produto é realmente inovador, o vídeo que apresenta a Silicup foi um dos escolhidos pela equipe da revista nacional

A repercussão foi alta. “Muita gente, clientes, parceiros, empresários donos de lojas replicaram e compartilharam o conteúdo”, comenta Anderson Gasparin.

No evento da TEDX “Colorindo Elefantes Brancos”, em vez de o público usar copo plástico, os participantes receberam um Silicup. Em um telão foi projetado como a empresa estava contribuindo para o evento. Em 8 horas foi evitado o descarte de 750 copos plásticos

Como começou?

Os empresários, que são amigos de infância, começaram em 2013 a vender acessórios para celular. Em 2015 surgiu a ideia de importar os mais variados produtos do Paraguai para o Brasil e vender pela web – tudo com nota fiscal. Nesse período tiveram contato com diversos utensílios de cozinha feitos de silicone, então os dois começaram a notar que o material era diferente.

“Minha mãe tinha uma loja antigamente, com aproximadamente 120 funcionários, e víamos que eles gastavam muito dinheiro com copo plástico. Na empresa metalúrgica do pai do Anderson era a mesma situação”, lembra Rafael.

A partir daí os empreendedores começaram a pesquisar e viram que isso iria melhorar a qualidade de vida das pessoas, tanto no custo quanto na saúde e na sustentabilidade. “Vimos aqueles copinhos de plástico de antigamente, que as pessoas mais idosas usavam. Eles também eram dobráveis, só que eram por aba, se você não abrisse certo por inteiro, vazava. Eles quebravam muito fácil.”

Foi assim que pintou a oportunidade. Rafael, formado em Design de Produtos pela PUC-PR, pensou junto com Anderson sobre utilizarem o copo feito de silicone para substituir o de plástico nas empresas.

O primeiro produto, relembram, foi um copo com capacidade para 200ml de líquido. Eram apenas 122 peças. Muitas pessoas do ramo de camping e pesca começaram a utilizar, e assim os dois empreendedores foram oferecer nas empresas.

O ator Mateus Solano com o Silicup

“Em 2016, a Adidas comprou 300 copos para que os colaboradores do galpão deles evitassem usar os copos plásticos. Nosso segundo cliente foi o pessoal da novela Pega Pega, da Rede Globo. O ator Mateus Solano comprou diretamente de nós mais de 200 copos que eram para a produção da trama.” Assim viram que o produto era realmente inovador.

Hoje, os dois iguaçuenses estão abrindo a filial, no Rio Grande do Sul. A matriz é em Santa Catarina.

Coleção de produtos da marca Silicup

Um Silicup para chamar de seu

Reduza, reutilize e repense. Além de trazer mais de 80% de economia para a empresa ao deixar de utilizar os copos plásticos e adquirir um ecologicamente sustentável, o Silicup é o único no mercado que possui o certificado do Inmetro e da FDA (Food, Drugs, Administration), dos Estados Unidos.

Para se ter uma ideia, o lixo que você produz em um ano com descartáveis contra a alternativa sustentável:

  • Um canudo reutilizável é igual a 560 canudos descartáveis, segundo a The Plastic Straw.
  • Já um copo reutilizável é igual a 1.460 copos descartáveis, segundo a IFRN.

A Sili ampliou muito o catálogo de produtos, atualmente possui canudos, copos dobráveis, garrafas dobráveis, cordão reutilizável de produtos para resíduos têxteis, e pulseiras.

Canudo reutilizável é um dos queridinhos dos clientes

Além de encontrá-los no site da empresa, são mais de 450 pontos em todo o Brasil em que você pode buscar o seu pessoalmente. Em Foz do Iguaçu, Paraná, por exemplo, é possível adquirir na Encopel, localizada na Avenida Juscelino Kubitschek, 3.112.

No endereço da marca também se pode utilizar a calculadora e comprovar a economia gerada em dois anos com os copos sustentáveis e ainda a diminuição do impacto ambiental em sua família ou ambiente de trabalho.

Parabéns, meninos, a 100fronteiras continuará seguindo o sucesso dos iguaçuenses em todo o globo.

Comentários

Deixe a sua opinião