O Parque Nacional del Iguazú, nosso vizinho separado pelas quedas das Cataratas do Iguaçu, celebra hoje (09) seus 89 anos repletos de beleza, biodiversidade e visitantes.

Para comemorar, foi realizado um evento no Centro de Visitantes “Yvyrá Reta” e contou com a presença de autoridades do Parque Nacional del Iguazú, corpo de Guardas-Parques Nacionais e colaboradores.

“O Parque Nacional tem sido o motor da consolidação e desenvolvimento da de Puerto Iguazú, os colaboradores são pioneiros reconhecidos em toda a região, principalmente pelo comprometimento com a comunidade.”

Disse o presidente do Parque, Claudio Sacramento.

Parque Nacional del Iguazú (lado argentino) passou a ser uma área protegida em 1934 com o objetivo de conservar as Cataratas e a biodiversidade que as rodeia. Situado ao norte de Misiones, em Puerto Iguazú, o parque se estende por 67.698 hectares dominados por selvas. Contudo, as variações de solo, relevo e regime hídrico contribuem para uma vasta diversidade de habitats.

Uma das 7 maravilhas naturais do mundo

O Parque é Patrimônio natural da humanidade desde 1984 e uma das 7 maravilhas naturais do mundo desde 2011, possui mais de 250 cachoeiras, entre elas a Garganta do Diabo, caindo a mais de 82 metros de altura, é o lugar ideal para se conectar com a natureza.

Passarela das Cataratas Argentina.
Passarela das Cataratas Argentina.

É lar de macacos caí, quatis, serelepes, esquilos cinza, além de mais de 450 espécies de pássaros, incluindo os vibrantes tucanos. O parque também abriga diversas árvores frutíferas coloridas e as sempre presentes gralhas barulhentas.

Tucano nas Cataratas do Iguazú
Fotos: Cataratas del Iguazú.

As atrações do Parque Nacional del Iguazú

Cataratas do Iguaçu

As majestosas Cataratas do Iguaçu são a principal atração do Parque Nacional Iguazú. São mais de 270 quedas d’água, incluindo a incrível Garganta do Diabo, a maior e mais impressionante delas. O cenário é verdadeiramente espetacular, com uma imensa quantidade de água caindo constantemente entre a exuberante vegetação subtropical. Uma série de passarelas e trilhas permitem que os visitantes explorem diferentes pontos de vista e se aproximem de algumas das quedas.

Passeio da Lua Cheia (Paseo de Luna Cheia)

O Paseo de Luna Cheia é uma experiência única, onde os visitantes podem caminhar pela selva e pelas passarelas do parque sob a luz da lua cheia. A silhueta das cataratas iluminada pela lua é um espetáculo incrivelmente belo e misterioso. Guias especializados acompanham os grupos e compartilham informações sobre a biodiversidade do parque e a importância cultural do lugar para as comunidades indígenas locais.

Trilha Macuco

A Trilha Macuco é uma trilha ecológica que permite aos visitantes se imergir na exuberante floresta subtropical que rodeia as Cataratas do Iguaçu. Durante o percurso, é possível avistar uma grande variedade de animais e plantas. O ponto alto é a Cascata Arrechea, uma bela queda d’água onde os visitantes podem se refrescar.

Restaurante La Selva

O Restaurante La Selva oferece aos visitantes a oportunidade de experimentar a culinária local em um ambiente confortável e relaxante, com vistas deslumbrantes para o parque. O menu oferece uma variedade de pratos que refletem a diversidade gastronômica da região, incluindo opções vegetarianas e veganas.

Trem Ecológico da Selva

O Trem Ecológico da Selva é uma atração popular que transporta os visitantes entre as principais áreas do parque. É uma maneira confortável e ecológica de se locomover, enquanto se aprecia a bela paisagem do Parque Nacional Iguazú. A rota termina perto da Garganta do Diabo, proporcionando um acesso fácil a essa espetacular queda d’água.

Trem ecológico Cataratas Argentina
Trem ecológico. Foto: Cataratas do Iguazú.