Anúncio Publicitário.

O Governo do Estado confirmou em Foz do Iguaçu nesta semana o investimento de R$ 1 milhão para impulsionar o turismo em quatro Instâncias de Governança Regionais (IGR’s). Pela primeira vez, o estado destina recursos do tesouro estadual para subsidiar a promoção das atividades turísticas em âmbito regional. A medida, que visa alavancar o potencial do Paraná a nível nacional e internacional, foi confirmada durante a Caravana do Turismo, evento promovido pela Secretaria do Turismo do Paraná no Viale Cataratas Hotel & Eventos, em Foz do Iguaçu.

As quatro IGR’s contempladas são: Região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu, Terra dos Pinheirais, Vales do Iguaçu e Adetur Litoral. Os recursos, provenientes do tesouro estadual, poderão ser utilizados pelas IGR’s para fomento das atividades em suas regiões ou na divulgação dos destinos turísticos. O repasse é condicionado à apresentação de um Plano de Trabalho detalhando a utilização dos investimentos.

Caravana do Turismo em Foz do Iguaçu

O anúncio aconteceu durante a Caravana do Turismo, evento que envolveu três regiões turísticas paranaenses: Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago Itaipu; Riquezas do Oeste e Vales do Iguaçu. Cerca de 250 pessoas, entre gestores municipais, representantes das governanças regionais, empresários e interessados do setor, participaram do evento.

O secretário do Turismo, Márcio Nunes, destacou que é a primeira vez, desde a criação das IGR’s, que o Estado oferece aporte financeiro para promover as riquezas turísticas regionalmente. O incentivo busca permitir que as IGR’s se organizem e contratem o necessário para impulsionar as atividades turísticas.

As Instâncias de Governança Regionais são organizações compostas por representantes do poder público e atores privados dos municípios que compõem as regiões turísticas. Seu papel é coordenar e fomentar o potencial turístico de suas respectivas regiões.

O presidente da Adetur Cataratas Dagmar Cilene Pedrozo, destacou a importância do apoio do Governo do Estado para desenvolver destinos turísticos mais completos e interessantes. A Região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu, contemplada com o investimento, abrange 19 municípios, incluindo Foz do Iguaçu.

Além do repasse financeiro, durante o evento, Marcio Nunes e o secretário do Planejamento, Guto Silva, assinaram um Acordo de Cooperação com a Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (ACIFI). O acordo visa promover ações para o desenvolvimento regional em áreas fronteiriças que integram o Zicosul (Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul).

Guto Silva ressaltou a intenção de criar uma agenda consolidada entre Foz do Iguaçu e os países vizinhos, atuando principalmente com o turismo regional para impulsionar o desenvolvimento econômico local. O acordo prevê a indicação de profissionais nas diversas áreas do turismo para desenvolver projetos específicos na região de fronteira.

A Caravana do Turismo encerra uma série de Encontros Regionais que reuniram agentes do setor em diversas regiões do Paraná. O objetivo desses encontros foi alinhar e padronizar a qualidade do atendimento ao cidadão, com participação de representantes de municípios como Cascavel, Medianeira, Toledo, Marechal Cândido Rondon, Guaíra, Assis Chateaubriand, Palotina, Matelândia, Guaraniaçu, Santa Helena, Quedas do Iguaçu, Nova Aurora e Catanduvas. No total, 1.350 pessoas participaram dos eventos no Estado. (Com AEN)

Espaço Publicitário