Na manhã de ontem, com o objetivo de trazer mais turistas portugueses para o Brasil, a diretora de Negócios e Marketing Internacional da Embratur, Jaqueline Gil, se reuniu com empresários do turismo de Portugal.
Além disso, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, já chegou em Portugal para participar na Feira Internacional de Lisboa. O evento acontecerá entre o dia 1° e o dia 5 de março.
No entanto, segundo dados do Ministério do Turismo apenas 20% dos portugueses procuram experiências que possuem natureza, ecoturismo e aventura, características que descrevem uma das 7 maravilhas do mundo.

Os dados também apontam que 55% dos portugueses ainda preferem visitar destinos com sol e praia. O ecoturismo e a cultura têm somente 20% de preferência.
De acordo com Jaqueline, isso mudará. “Com a promoção baseada em dados, há enorme potencial de crescimento dos segmentos relacionados à cultura e à natureza’’, diz a Diretora.
A representante da Embratur destacou a importância do mercado português para o turismo brasileiro. Em 2005, mais de 350 mil portugueses vieram ao Brasil. Já em 2019, mesmo antes da pandemia, o número caiu para 176 mil. ‘’Nossa meta é retomar, o mais breve possível, o patamar de 2005’’, afirma Gil.
Apesar de falar o mesmo idioma que o Brasil, Portugal não alcançou 5% em visitas ao Parque Nacional. No ano passado, apenas 149.747 visitantes lusitanos vieram ao país.