A América Latina e o Caribe deram um passo significativo para fortalecer sua presença global e atrair mais investimentos e turismo com o lançamento de uma nova marca regional. Este projeto foi iniciado pelo CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe, que organizou uma convocatória aberta que atraiu mais de 500 inscrições. A seleção final ocorreu em São Paulo, Brasil, onde cinco grupos finalistas participaram de um exercício de cocriação, e a decisão final foi feita por um júri após a participação de mais de 2.000 pessoas de toda a região.

O design vencedor foi criado por Ana Belén Arregui, Alejandro Muñoz Bottas do Equador, e Jean Nicolas Guerreiro do Brasil. Este logo foi escolhido com base em critérios que incluíam desenvolvimento e pertinência da proposta conceitual, identificação com a região, e sua adaptabilidade e versatilidade. O logo simboliza a unidade e a integração de uma região que abrange mais de 650 milhões de pessoas, 33 países, mais de 400 grupos étnicos e 450 idiomas, representando a diversidade e a riqueza cultural da América Latina e do Caribe.

A nova marca foi apresentada durante um evento significativo realizado na biblioteca do Memorial da América Latina, um local que representa unicamente a riqueza cultural da região. O evento contou com a presença de Sergio Díaz-Granados, presidente executivo do CAF; Gustavo Santos, diretor regional para as Américas da ONU Turismo; e outros dignitários e influenciadores culturais.

Sergio Díaz-Granados, presidente executivo do CAF.

O presidente do CAF, Sergio Díaz-Granados, destacou a importância da nova marca para a região, afirmando que ela ajudará a reforçar a voz da América Latina e do Caribe no cenário internacional. Ele mencionou que a marca facilitará a promoção de investimentos, incentivo ao turismo, e ampliação da projeção da região como solução para desafios globais como as mudanças climáticas. Além disso, visa impulsionar o setor agroindustrial, fomentar o comércio intrarregional e impulsionar as indústrias culturais e criativas.

Além do mais, a iniciativa visa aproveitar a diáspora latina ao redor do mundo, promovendo projetos e iniciativas que gerem notoriedade e sejam relevantes no cenário global. A apresentação da marca não é apenas um símbolo, mas um catalisador para desenvolvimento e cooperação na região, consolidando a América Latina e o Caribe como uma área de progresso e de soluções inovadoras no contexto internacional.

O CAF, estabelecido em 1970, é composto atualmente por 21 países membros – 19 da América Latina e do Caribe, junto com Espanha e Portugal – e 13 bancos privados. Como uma das principais fontes de financiamento multilateral e cooperação técnica, o CAF desempenha um papel crucial no apoio ao desenvolvimento sustentável e integração regional.

(Com CAF, Direção de Comunicação Estratégica)