Em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, celebrado em 27 de setembro, o secretário-geral da ONU ressaltou a importância dos investimentos verdes no setor turístico. Sob o tema “Turismo e Investimento Verde”, a mensagem destaca a força do turismo como motor de progresso e compreensão mútua e enfatiza a urgente necessidade de proteger e nutrir esse setor em face da crescente emergência climática.
Muitos destinos turísticos estão ameaçados pelas alterações climáticas, impactando comunidades e economias que têm o turismo como principal sustento. Esta ameaça é mais pronunciada em países em desenvolvimento que, além de enfrentarem as consequências das mudanças climáticas, lidam com déficits de investimento e crises econômicas.
Dado esse cenário, a ONU apela aos governos e empresas para priorizarem práticas turísticas sustentáveis e resilientes. O setor privado é incentivado a adotar práticas de emissão zero, minimizar o consumo de energia e integrar fontes renováveis. O respeito e a proteção à biodiversidade e ao equilíbrio ecológico são imprescindíveis.
Em Foz do Iguaçu, temos bastante opções de passeios sustentáveis.
1) Parque Nacional do Iguaçu
No Dia Mundial do Turismo, o Parque Nacional do Iguaçu intensificará o atendimento aos visitantes, antecipando um fluxo maior devido ao fechamento temporário do parque argentino.
Para aproveitar melhor o passeio, o parque sugere o uso de roupas confortáveis, tênis próprios para caminhada e roupas leves. É recomendado o uso de protetor solar, óculos escuros, também manter-se hidratado durante todo o trajeto. Não deixe de seguir até o final da Passarela das Cataratas. No local, abra os braços e deixe a brisa do maior conjunto de quedas-d’água do mundo molhar você.
O ingresso da visita normal é vendido no site oficial. Os ingressos são limitados, e a compra deve ser realizada com escolha de data e horário, antecipadamente.
2) Parque das Aves
Os visitantes também podem optar pelo Parque das Aves, uma experiência autoguiada que permite um contato íntimo com várias espécies em um ambiente acessível e informativo.
3) Dreams Eco Park
O Dreams Eco Park é outra opção que oferece interação com a natureza e animais, incluindo passeios a cavalo e apresentações de aves de rapina.
4) Marco das Três Fronteiras
Para aqueles que buscam uma experiência cultural e paisagística, o Marco das Três Fronteiras oferece uma visão panorâmica dos obeliscos do Brasil, Argentina e Paraguai, além da majestosa confluência dos rios Iguaçu e Paraná.













































.gif)