Os ônibus elétricos estão circulando por Ciudad del Este. Segundo a Prefeitura de Ciudad del Leste, esta é a terceira etapa de seu plano para implementar o transporte coletivo, prometendo autossustentabilidade tanto ecológica quanto financeira.

A fase experimental pode durar até quatro semanas e, durante este período, não haverá cobrança de passagem à população. São 20 veículos, 18 deles com capacidade para 72 passageiros e autonomia de 240 quilômetros; e outros dois, para 28 passageiros, com autonomia de 180 quilômetros.

Além dos coletivos, foi construída uma estação para recarga rápida das baterias, ao lado do estádio Antonio Aranda Encina (3 de Febrero). Os pontos de ônibus serão padronizados, em trabalho que será concluído dentro de 15 ou 20 dias.

A princípio, dois itinerários foram definidos, ligando a área central à região do km 7. Na fase experimental, a frequência será de 30 minutos, com possibilidade de cair pela metade após a conclusão dos testes. A passagem será paga exclusivamente com o cartão Jaha, cujos locais de venda serão anunciados em breve pela prefeitura.

Leia mais

O prefeito Miguel Prieto Vallejos expressou a importância deste projeto para a cidade, enfatizando o desejo de dar à comunidade algo de que se orgulhar, em meio a tantos desafios enfrentados pela cidade.

Ele retratou Ciudad del Este como um centro de progresso e prosperidade, acentuando a relevância do projeto dos ônibus elétricos em direção a um futuro mais sustentável.

Somos o país que mais produz energia per capita do planeta e nos movemos com Diesel que importamos de outras partes do mundo e que tem um preço flutuante, porém, temos energia de sobra e não consumimos, e é isso que estamos a fazer, consumir o que o país produz

prefeito Miguel Prieto Vallejos

Segundo o atual assessor do prefeito, Daniel Pereira Mujica, os motoristas estão devidamente treinados e treinados, também o percurso por onde estes autocarros vão passar está totalmente condicionado.

O vereador Alison Anisimoff indicou que o transporte público é um trabalho excepcional porque funciona 365 dias por ano, não há feriados, porque deve estar disponível ao público.

Esperamos que este seja o início de um projeto muito maior dentro do transporte, pois começa em dois roteiros, o mais populoso do município e esperamos que outros municípios nos visitem para conhecer este projeto

vereador Alison Anisimoff