Os dias 14 e 15 de maio são datas importantes para nossos hermanos paraguaios, os dois dias marcam a Independência do Paraguai, após uma revolução pacífica que durou os dois dias. Além deste marco, hoje também comemora-se o Dia das Mães no Paraguai!

Descoberta em 1515 por Juan Diaz de Solis, a região que conhecemos como Paraguai é rica em história e cultura, o país foi colonizado pelos espanhóis, que fundaram vilas e a cidade de Assunção – que hoje se destaca entre as principais cidades paraguaias.

Em uma época de ebulição na América do Sul, com a Argentina dando início à sua luta por independência em 1810, o Paraguai seguiu um caminho semelhante. A proclamação de independência do país aconteceu em 14 de maio, apenas um ano após a Argentina.

Surpreendentemente, a independência do Paraguai ocorreu de maneira pacífica, sem derramamento de sangue. Quando um contingente de 80 soldados armados com canhões chegou à casa do governador, a independência foi concedida sem resistência.

No dia 17 de junho do mesmo ano da declaração de independência, o Paraguai elegeu seus primeiros representantes. Ainda que por um tempo tenha permanecido isolado das demais nações sul-americanas, a situação começou a mudar em setembro de 1840. Após a morte do ditador José Gaspar Rodríguez Francia, o novo governador Carlos Antonio López promoveu a industrialização do Paraguai, fomentando seu progresso.

Dia das Mães no Paraguai

Curiosamente, o Dia das Mães no Paraguai é comemorado em 15 de maio, a mesma data da celebração de sua independência. Isso porque a identidade paraguaia está intrinsecamente ligada às mulheres do país.

As mulheres desempenharam um papel crucial na independência do Paraguai. Elas foram a linha de frente na defesa da pátria durante a invasão e contribuíram para a reconstrução do país após a devastadora Guerra da Tríplice Aliança. Além disso, são elas que mantêm viva a tradição do idioma original do país, o guarani.

Para honrar o papel fundamental das mulheres e das mães na história paraguaia, o Dia das Mães foi estabelecido em 15 de maio, o mesmo dia em que é celebrada a independência do país. Com isso, o Paraguai reconhece e celebra a força e a resistência feminina que moldaram sua história.

Desfile em Ciudad del Este

Na sexta-feira, dia 12 de maio, Ciudad del Este declarou feriado distrital, devido o Desfile Estudantil pela Independência do Paraguai. Assinada pelo prefeito Miguel Prieto Vallejos, a resolução de número 4.005 permitiu a comemoração dessa data tão especial para os paraguaios.

Alunos e professores, instituições cívicas, militares e policiais prestaram homenagem ao Paraguai ao participarem dos atos oficiais e do Desfile.

Espaço Publicitário