Neste dia 25 de fevereiro é comemorado o Dia Nacional do Tereré no Paraguai. Por meio da Lei nº 4261/2011 o Tereré foi declarado patrimônio cultural e bebida nacional do Paraguai, nesse mesmo documento o último sábado de fevereiro de cada ano é estabelecido como o “Dia Nacional do Tereré” com o objetivo de proteger e fortalecer a identidade nacional.

O tereré é uma bebida tradicional do Paraguai e muita conhecida e apreciada na nossa Tríplice Fronteira.

Por conta dessa carga cultural, foi merecidíssimo a decisão declarar o tereré como Patrimônio Imaterial da Humanidade. Na época, o Ministro da Cultura do Paraguai, Rubén Capdevila em uma declaração à imprensa disse “Estamos emocionados pelo reconhecimento que representa um orgulho para todos os paraguaios, inclusive os estrangeiros que se adaptaram rapidamente aos nossos costumes”.

O tereré foi o primeiro patrimônio imaterial que o Paraguai consegue incluir na lista da Unesco segundo o portal Campo Grande News.

Itaipu Binacional PY organiza feira para o Dia Nacional do Tereré

A Itaipu Binacional, por meio da Superintendência de Gestão Ambiental, organiza feira de guampas e garrafas térmicas para comemorar o Dia Nacional do Tereré, que é comemorado neste sábado, 25 de fevereiro.

 Nesse mesmo dia terá início a atividade que acontecerá no Centro de Recepção de Visitantes (CRV) de ITAIPU, localizado em Hernandarias, e se estenderá até segunda-feira, dia 27. Está prevista a participação de artistas folclóricos da região para a abertura da feira, que terá início às 09h. Além disso, durante o evento serão distribuídas mudas medicinais produzidas pelo Viveiro ITAIPU.

O objetivo principal do empreendimento é promover o empoderamento da população sobre o tereré como patrimônio cultural e bebida nacional do Paraguai; além de apoiar os artesãos que se destacam no ramo de guampas e garrafas térmicas.

Comentários

Deixe a sua opinião