Overview:

No mundo do autismo, cada família é única. Blua está aqui para oferecer suporte médico e emocional desde o diagnóstico até o desenvolvimento da criança.

O Autismo é um transtorno que demanda muito esforço de uma família. São famílias singulares que merecem muito respeito. Ao longo do nosso caminho nos deparamos com tantas histórias que se parecem. Histórias que apresentam dificuldades para encontrar o caminho certo. Há muitas informações, mas também há muitas informações dispersas, equivocadas, assim como informações levianas, ou muito pequenas para tudo aquilo que as famílias precisam.

Estar diante do Autismo não é tarefa fácil para o profissional e muito menos para a família. Nesse momento, é necessário muita paciência, respeito e empatia. Ser duro quando necessário e amável quase sempre.

Para que o trabalho seja feito com excelência, é necessário que o profissional entenda detalhes da vida diária dessa criança e de sua família. Também é preciso orientar em relação a fazer o básico bem feito como ajustar horários de dormir e acordar, cultivar hábitos saudáveis durante o dia, retirar dispositivos deletérios ao comportamento e, mesmo diante da seletividade alimentar, buscar alternativas e suplementações que ajudem esse corpo a ter mais equilíbrio. Para nada disso precisa de terapia, apenas boa vontade do profissional e da família.

Para o autismo é preciso mostrar com clareza a importância das terapias com intensidade, quantidade e continuidade. Sair da consulta médica com um diagnóstico e um papel com algumas terapias é muito pouco diante do que essa família terá pela frente. É preciso que ela saiba sobre seus direitos, sobre a possibilidade de contar com um tutor em sala de aula e coisas básicas do dia a dia que podem fazer uma enorme diferença. É necessário pegar na mão dessa família e dizer que com o esforço de ambos o resultado será positivo. Não há porque perder a esperança.

Eu acredito que o profissional médico tem um papel muito maior. Podemos fazer a diferença na vida diária dessas famílias, dessas crianças e olhar para elas como um todo. Ser um médico capacitado em autismo é estar pronto para levar esperança a diversas famílias.

Foi nesse intuito que eu e a Gabi montamos um espaço que oferece acolhimento verdadeiro e cuidados especializados para a família atípica. A Blua nasceu em 2020 com um propósito de realizar diagnósticos adequados e de forma precoce. Quanto mais cedo for identificado os sinais, mais rapidamente será iniciada a estimulação e mais efetivo serão os ganhos no desenvolvimento psicomotor. Não fizemos nada menos do que gostaríamos de ter recebido. Blua pediatria e famílias integradas conta com um quadro de profissionais preparados para tratar a criança autista como criança, dentro de suas necessidades. Mas também ser o colo para as famílias que acabaram de receber o diagnóstico e precisam de um suporte médico e emocional.

Thiago Castro — Pediatra

Agendamento com os médicos da Equipe Thiago Castro (45) 99137-0643

Espaço Publicitário